Compliance

Compliance

Atuar conforme as leis, as normas, os regulamentos ou qualquer outro dispositivo legal se tornou hoje, essencial para as organizações que desejam crescer de forma segura e efetiva. Nesse sentido, podemos destacar o conceito de compliance. A solução empresarial perfeita para a organização que busca isso e muito mais, como reduzir os riscos.

Então para conhecer melhor esse conceito e saber como aplicá-lo à sua marca, acompanhe a leitura!

O que é compliance?

A primeira coisa a dizer é que compliance é uma palavra de origem inglesa (comply). Que possui uma relação de identificação, em português, com estar em conformidade com a lei, com os padrões éticos, bem como as normas internas e externas, a exemplo dos regulamentos.

Assim, podemos afirmar que compliance é a linha mestra que orienta o comportamento da empresa perante o mercado e à sociedade, em geral.

Portanto entre fazer o certo e o errado, do ponto de vista ético, legal e moral, o compliance orienta a empresa a seguir pelo caminho que oferece menos risco. Pois isto pode fazer com que ela não só seja vista de forma negativa pelo mercado e sociedade, mas também pelos seus colaboradores.

Compliance
Compliance

Qual é o principal objetivo do compliance?

Conforme especialistas, o principal objetivo do compliance é reduzir ou minimizar os riscos empresariais. De modo a fazer com que uma marca siga operando sem qualquer impasse ao longo do seu caminho. Isto pode ser ensejado em razão da não observância dos preceitos éticos, morais e legais com os quais ela dialoga e deve atenção.

Como inserir esse conceito na cultura organizacional de sua empresa?

Como vimos, o compliance é um excelente aliado das organizações. Sendo, portanto, comum que os empresários queiram saber como aplicar esse conceito aos seus negócios. Conheça algumas dicas a seguir:

• Elabore um código de conduta. Com linguagem, clara, acessível e precisa. De maneira a orientar os funcionários de sua empresa em relação às decisões que precisam tomar no decorrer de suas atividades;

• Além disso estabeleça uma campanha de divulgação do código de conduta. De maneira a fazer com que ele alcance o público desejado e seja por ele absorvido;

• Da mesma forma, crie canais de comunicação que possam ser utilizados pelos funcionários. Para realizar denúncias ou qualquer reclamação que reporte a não observância do código de conduta por parte de outros colaboradores da empresa;

• Deixe claro para os colaboradores a importância de agir dentro dos parâmetros legais. Assim a empresa não será associada a práticas questionáveis e a sua imagem manchada perante a opinião pública e ao mercado;

• Depois disso crie um departamento de controle interno. Que averigue as ações, operações ou atividades dos gestores, de maneira a observar se eles estão agindo de acordo com o código de conduta.

Em outras palavras o compliance é um caminho que pode fazer com que a empresa não só minimize riscos, mas também é capaz de elevar positivamente a sua imagem perante o mercado.

Compliance
Compliance

Gostou deste material? O compliance é muito importante para ajudar a empresa a cumprir com todas as suas obrigações e manter o seu nome de mercado sem se expor. Se quiser implementá-la ou conhecer outras formas de fazer a sua empresa crescer entre em contato.

Compliance – Software Empresarial

Para facilitar as atividades demandadas na implantação e execução do compliance o uso de softwares de suporte empresarial é primordial. Para isso recomendamos uma visita em nossa página de software para conhecimento dos pacotes Office da Microsoft.

A MIIDAS é parceira Microsoft. Por isso podemos implementar uma solução completa através de sistemas locais ou em nuvem. Para automação, controle e registro de processos administrativos. Deste modo reduzimos a burocracia e aumentamos a velocidade de seus colaboradores. Solicite uma visita.

Leituras Complementares

Depois disso, para complementar a sua leitura indicamos mais dois artigos com temas interessantes que impactam no dia a dia. Veja quais são eles.

  1. Matriz BCG – neste artigo abordamos as questões inerentes ao Matriz BCG e sua importância como indicador de direcionamento de mercado. Você pode acessar ele através deste link: BCG
  2. PDCA – neste material analisamos como o PDCA deve ser utilizado como ferramenta de melhoria contínua. Auxiliando empresas a se diferenciarem no mercado. Então acesse o material através deste link: PDCA

Curta nossa página no LinkedIN e fique por dentro de todos os novos materiais que disponibilizamos. Solicite uma visita.

Sobre a MIIDAS

Consultoria Empresarial Curitiba
Consultoria Empresarial Curitiba

A MIIDAS Consultoria Empresarial, localizada em Curitiba – PR, se propõe a transformar a estratégia de nossos clientes em resultados, possibilitando que seus negócios prosperem. Isto é feito a partir de consultoria focada em gestão, estratégia e operações aliado à um pensamento digital.

Atuamos nas principais atividades de agregação de valor do cliente, através de consultoria e assessoria empresarial observando sempre quesitos de gestão, desenvolvimento de estratégias e sua efetiva implementação na operação.

Atuamos em todos os estados do Sul e Sudeste do país com empresas de médio e grande porte incluindo os setores de:

  • Indústrias: Máquinas e Equipamentos, Autopeças, Móveis, Têxtil, Química e etc.
  • Serviços: Clínicas Odontológicas, Médica, Hotel, Escritório Direito, RH
  • Comércio: Varejo, Material de Construção, B2B
  • Tecnologia: Aceleradora de Start-up, Soluções Microsoft

Conte com o conhecimento de uma consultoria empresarial para transformar os resultados da sua empresa. Saiba mais em: www.miidas.com.br