ISO 9001:2015: saiba qual sua importância e como implementar

ISO 9001 2015 como usar

A Organização Internacional de Normalização (ISO) é uma forma que cerca de 162 países encontraram para padronizar empresas de pequeno, médio e grande porta para que elas sigam normas parecidas e que entreguem qualidade de serviço em todos os seus setores. o ISO 9001 2015 é o mais aplicado dentro das empresas mundiais.

Você já ouviu falar sobre este método? Entenda como o ISO 9001 2015 é importante para as empresas, além da relação com o PDCA e os benefícios que essa estratégia normativa traz para dentro dos negócios. Veja também a diferença entre certificação e implementação, além de outras informações importantes para este tema. 

Se você ficou interessado no assunto, continue aqui e acompanhe! Boa leitura. 

ISO 9001 2015: saiba a importância da certificação

Mas, afinal, vamos direto à peça-chave deste tema: qual a importância da certificação ISO 9001 2015? Por que devemos aplicá-la dentro de uma empresa?

Este certificado não é o mais aplicado mundialmente à toa. A norma visa que as empresas tenham incentivos de qualidade dentro de todos os processos internos por meio de planejamentos estratégicos, metas e objetivos, comunicação direta e indireta com os consumidores, além de implementação de planos de ação e risco. 

Ou seja, vemos aqui uma empresa que entrega mais resultados em relação à qualidade de serviço desenvolvida para os clientes, que mostra mais produtividade entre os colaboradores e que também reduz custos internos e torna-se mais competitiva no mercado mundial. 

PDCA em ISO 9001 2015: o que isso significa?

Precisamos entender aqui que o ISO 9001 2015 é uma certificação que mostra a capacidade de uma empresa em desempenhar todas as funções que são destinadas neste grupo. Este certificado não é propriamente uma estratégia, mas sim um documento que oficializa a metodologia de gestão de qualidade de uma empresa.

Para isso, então, é possível aplicar a estratégia de PDCA dentro do negócio para que surtam vários benefícios. Com esse método, por exemplo, temos o famoso plan, do, check e act, que é um passo a passo para monitorar todas as tarefas dentro de uma empresa e liberá-las prontas para outro setor.

Com a aplicação desta metodologia, torna-se mais fácil tirar a certificação ISO 9001 2015 e mostrar para os consumidores que a empresa realmente produz serviço de qualidade.

Conheça alguns benefícios ISO 9001 2015

Para você que está pensando em adotar esse certificado para a sua empresa, entenda aqui quais são os benefícios dele, já que é necessário também aplicar uma série de atitudes para que este documento seja validado.

Veja quais são as vantagens: 

Redução de custos

Em primeiro lugar, já que temos um planejamento mais conciso da parte administrativa e financeira, certamente temos uma redução de custos dentro da empresa. Com o ISO 9001 2015 é possível diminuir a quantidade de gastos e mostrar que a organização é primordial para gerar mais receita dentro de um negócio.

Otimização de processos

Além disso, com a quantidade de mudanças necessárias, como aplicação de estratégias para logística, planejamento de atividades, definição de metas e outras atitudes, a empresa certamente terá uma otimização dos processos internos e uma entrega melhor de serviços e produtos para o mercado. 

Maior desenvolvimento entre os colaboradores

Por fim, já que é necessário mudar várias questões dentro da empresa, será necessário também aumentar o contato entre os colaboradores e assim gerar mais desenvolvimento entre eles. Essa é uma maneira de gerar um relacionamento mais próximo e uma comunicação mais eficaz no ambiente de trabalho.

Aproveite e leia o artigo sobre COVID-19: como estruturar a sua empresa?

ISO 9001 2015: um certificado de excelência

No mercado brasileiro e mundial existem outras certificações que registram qualidade no serviço de uma empresa, porém o ISO 9001 2015 é o mais utilizado e buscado pelos negócios devido a sua excelência.

Por isso, quando o consumidor identificar que a sua empresa faz parte desse grupo, certamente ele se sentirá mais seguro ao adquirir qualquer serviço ou produto de sua empresa e você terá resultados ainda melhores. 

É importante ressaltar que de tempos em tempos as certificações são atualizadas e que você precisa estar atento às mudanças para saber qual é melhor para o seu negócio. As ferramentas de qualidade precisam estar sempre atualizadas para que os clientes tenham a melhor experiência. 

Qual a diferença entre certificação e implementação?

É importante ressaltar neste meio que a certificação e implementação do ISO 9001 2015 são diferentes e que você precisa tomar cuidado ao buscar ajuda nesse processo em consultorias desconhecidas. 

A implementação é o processo de aplicar toda a adequação a este modelo de ISO, que exige planejamento, organização em metas, otimização de processos internos, entre outros. Já a certificação, em contrapartida, é o documento adquirido propriamente após a implementação de todos esses passos.

Ou seja, tome cuidado para não cair em golpes e achar que está tirando a certificação ISO 9001 2015. É preciso antes um processo de adaptação!

Você conhece a Miidas? Saiba como ela irá te ajudar

Mas, afinal, como a Miidas pode te ajudar neste processo? Simples!

Com a nossa consultoria empresarial você pode aplicar todas as adaptações necessárias para obter a certificação ISO 9001 2015, além de ter o acompanhamento personalizado por parte de nossa empresa para que tudo seja colocado da forma correta e para que você realmente tire este documento de qualidade em prol de seu negócio

O nosso propósito é transformar os resultados de sua empresa. Oferecemos não somente a consultoria, mas também serviços como assessoria e interim management.

Por isso, aproveite este momento e fale agora com os nossos experts! Temos a melhor consultoria que pode ajudá-lo a conquistar o ISO 9001 2015.