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Incidentes de Dados: ferramentas capazes de prevenir, enfrentar e garantir respostas adequadas.

Incidentes de Dados representam a situação mais crítica que as Empresas de TI precisam enfrentar. Incidentes de Dados mais graves, como acessos não autorizados, destruição, perda, alteração, vazamento, tratamento inadequado ou ilícito, precisam ser comunicados a Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais (ANPD) pelo Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais (DPO), que é o profissional da Empresa de TI que é o responsável gerenciamento e proteção dos dados dos titulares.

 

Na prática, as Empresas de TI devem ser preparar para detectar, evitar e minimizar a gravidade dos Incidentes de TI com ferramentas adequadas e ainda devem estar preparadas com Planos de Contingência para a tomada de decisões assertivas e rápidas com o objetivo de travar a quebra de segurança, além mitigar as consequências dos incidentes para os titulares e para as empresas contratantes do serviço.


Ferramentas Customizáveis para Gestão de Incidentes de TI

O Monitoramento de Incidentes de TI pode ser feito em tempo real através dashboards, que gerem painéis personalizados, customizáveis capazes de consolidar informações de inúmeras fontes e que permitem a visualização clara do que realmente está acontecendo. Também devem ter a capacidade de gerar notificações e alarmes assim que um incidente crítico for detectado e criar condições para a realização de intervenções imediatas no processo de gerenciamento de dados.

 

A ferramenta por meio de um fluxo automatizado, deve comunicar a violação dos dados imediatamente aos responsáveis, gerar uma resposta padronizada garantindo, entre outras medidas, a coleta de logs de acesso e a deflagração de um plano de contenção – o Plano de Resposta a Incidentes (PRI), que foi intensamente discutido pela equipe de Segurança de Dados, gerou um protocolo de ação e definiu o passo a passo no enfrentamento de incidentes mais comuns.

 

O registro completo e detalhado do Incidente de Dados é fundamental para fiscalizações e auditorias da ANPD e para a melhor preparação das Empresas de TI frente a situações semelhantes e/ou recorrentes. O histórico do incidente, abrangendo descrição, severidade, impacto, etapas de mitigação e soluções aplicadas vai colaborar para prevenção de problemas futuros.

 

A plataforma utilizada pelas Empresas de TI ainda precisar dispor de ferramentas de gestão de tarefas para atribuir instruções aos responsáveis por cada etapa do gerenciamento do incidente, prezando para que as ações necessárias sejam realmente realizadas e que os prazos definidos sejam cumpridos. A aplicação precisa ter formulários personalizados para equipes internas e externas que facilitem a centralização das informações para análise dos incidentes e resposta adequada.

 

Recursos da Plataforma Monday.com para enfrentar Incidentes de Dados

A solução Monday.com oferece Painéis de Monitoramento em Tempo Real, Automatização de Fluxos e Alertas, Registro de Incidentes e Histórico de Atividades, Gestão de Equipe e Atribuição de Responsabilidades, Formulários Personalizados para Relatório de Acidentes, Relatórios e Análise de Dados e Planos de Resposta. Enfim, tudo que necessário para prevenir e/ou bloquear Incidentes de Dados mais comuns. Em casos mais graves, a ferramenta Monday.com viabiliza respostas extremamente rápidas que evitam maiores prejuízos para os titulares dos dados. Os recursos de aprendizado tornam as Empresas de TI cada vez mais preparadas para lidar com situações semelhantes.

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