Sumário

O Mapeamento de Processos Monday.com elimina as dúvidas do Gestor de TI e leva a Conformidade com a LGPD.

O Mapeamento de Processos promove a identificação, documentação e análise de cada etapa do gerenciamento de dados em uma Empresa de TI. Essas exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) garantem que os dados dos titulares são tratados com responsabilidade e que a operadora preza pela privacidade dos consumidores, além de facilitar a fiscalização e a Auditoria do processo, desde a coleta, passando pela armazenagem e uso até o descarte dos dados.

 

Etapas do Mapeamento de Processos

O Mapeamento de Processos precisa observar seis etapas para ser realizado de forma tecnicamente correta: Centralização da Informações, Automação de Processos e Alertas, Registros e Auditoria de Processos, Mapeamento do Fluxo de Dados, Gestão de Riscos e Incidentes e Gestão de Consentimento e Solicitação dos Titulares.

 

A Centralização das Informações, através da criação de painéis para monitoramento da coleta, armazenamento, uso e descarte de dados, permite o controle das informações e dos acessos e ainda atividades dos responsáveis por cada fase do processo.

 

A Automação de Processos e Alertas é fundamental para a eliminação e erros e obter ganhos de eficiência no tratamento dos dados. Os Alertas Automatizados avisam os técnicos de TI sobre rotinas essenciais e qualquer anomalia encontrada durante o gerenciamento de dados: limite de prazo para o atendimento de solicitações dos titulares de dados, tentativas de invasão ou Incidentes de Segurança.

 

O Registro e Auditoria de Processos é uma norma da LGPD. A manutenção de um histórico de tratamento de dados é fundamental para comprovar que a Empresa de TI cumpre a Legislação existente e tem compromisso com  Compliance. A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) pode solicitar a geração de relatórios para efetuar fiscalizações a qualquer tempo.

 

O Mapeamento de Fluxo de Dados possibilita a visualização dos dados pessoais durante o gerenciamento de dados. A partir desses recurso, os Profissionais de TI e de Segurança de Dados podem identificar pontos críticos e vulnerabilidades e tomar as medidas cabíveis.



A Gestão de Riscos e Incidentes é um dos requisitos mais importantes para estar em Conformidade com a LGPD. O gerenciamento dos Incidentes de Segurança deve prever a comunicação do fato a ANPD, as medidas de resposta que serão tomadas contra qualquer tipo de ocorrência, definir quais profissionais serão envolvidos e acionados e o que será feito no menor prazo tempo possível. A cada ocorrência, as respostas as ameaças serão analisadas e o conhecimento obtido terá a finalidade de aumentar a eficiência do processo.



A Gestão do Consentimento e Solicitações dos Titulares é fundamental para atender os direitos dos titulares dos dados. A razão de ser da LGPD é o respeito à privacidade e ao direito dos consumidores. Desta forma, cada pedido dos titulares precisa ser atendido dentro do prazo fixado pela Legislação. Essa etapa exige a criação de fluxos automatizados para que essas solicitações sejam devidamente respeitadas. A automatização, além der evita penalidades legais e multas para a Empresa de TI, mantém os clientes satisfeitos e a organização em Conformidade da LGPD.



Mapeamento de Processos Monday.com

A plataforma Monday.com possibilita Controle, Rastreamento, Monitoramento e Auditoria completa durante o tráfego dos dados nas Empresas de TI. A Monday.com tem ferramentas que contemplam cada uma das etapas do gerenciamento de dados, otimizando o fluxo de trabalho, gerando mais eficiência, produtividade e maior proteção aos dados dos titulares – o que proporciona Conformidade com a LGPD.

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