
O cenário regulatório exige que as Empresas do Setor Financeiro sejam extremamente cuidadosas com a Gestão de Conformidade no Tratamento de Informações Financeiras. A negligência continuada com o Compliance pode ter como consequência multas pesadíssimas, suspensão das atividades e até dissolução legal da organização. Sem contar os prejuízos financeiros em função dos processos por danos morais movidos pelos clientes e a perda de credibilidade junto aos stakeholders.
Gestão de Conformidade na Prática
A implementação de um sistema eficiente e automatizado de Gestão de Conformidade é essencial para o sucesso das Empresas da Área Financeira. O Sistema Financeiro é extremamente competitivo e muito influenciado por boatos. Uma simples fake news pode levar a uma Empresa Financeira a falência.
Nesse post, vamos citar as medidas que podem contribuir para uma Gestão de Conformidade que livre a empresa financeira de qualquer de penalização e ainda garanta alto nível de proteção para dados sigilosos e sensíveis.
1 – Mantenha a ferramenta automatizada de Gestão de Conformidade sempre atualizada com alterações das normas reguladoras do BACEN, Governo Federal, LGPD e Legislação internacional – caso a instituição também atue no exterior. Alertas nesse sentido podem ser programados, garantido que o Processamento de Operações Financeiras incorpore as atualizações da Legislação de forma praticamente imediata.
2 – Os processos internos devem ser alinhados a regulamentação e devidamente documentados. Fluxos de trabalho automatizados devem checar, definir critérios para aprovação, realizar as mudanças e realizar revisões periódicas.
Passo 3 – A Gestão de Riscos deve ser centralizada na plataforma. Análises Periódicas de Risco precisam ser programadas para identificar áreas vulneráveis e questões de não conformidade. A plataforma deve oferecer painéis amigáveis para a visualização de ameaças em tempo real.
Passo 4 – As ferramentas de Monitoramento e Auditoria devem ser automatizadas, capazes de identificar operações financeiras suspeitas, emitir Relatórios de Conformidade Periódicos e em tempo real, emitir alertas sobre prazos regulatórios, entre outras funcionalidades. A plataforma ainda deve possibilitar integração com Sistemas de Análise Financeira e Comportamento de Clientes.
Passo 5 – A Cultura da Empresa Financeira precisa fomentar posturas éticas e de denúncia de irregularidades. Parceiros, colaboradores e clientes precisam contar com recursos que garantam a anonimização. As situações suspeitas devem ser rastreadas e investigadas com transparência.
6 – A plataforma deve colaborar para a criação de Cultura de Conformidade, encaminhar treinamentos online para todos os colaboradores, realizar testes de aprendizado e ainda medir o índice de aproveitamento dos funcionários. Uma equipe capacitade e consciente é fundamental para a efetividade da Gestão de Conformidade.
7 – Estreite o relacionamento e a comunicação da empresa com os agentes reguladores para sanar dúvidas sobre mudanças na Legislação. A plataforma de Gestão de Conformidade tem que armazenar a Documentação de Conformidade, Auditoria e Relatórios Detalhados e tudo estar à disposição de forma permanente dos órgãos normatizadores e fiscalizadores.
Gestão da Conformidade com Monday.com
A plataforma Monday.com leva a Gestão de Conformidade a outro nível. Além de evitar multas e penalizações da autoridade reguladora, a Monday.com simplifica e agiliza o processo, aumenta a segurança, promove a transparência e a rastreabilidade das informações e alavanca a eficiência operacional.
Gestor Financeiro, se você prioriza a Gestão de Conformidade, as aplicações Monday.com atendem as suas melhores expectativas. Teste a ferramenta gratuitamente e comprove.