Como a Gestão de Dados Automatizada Melhora a Conformidade na TI
Boa parte das falhas na Proteção de Dados acontece por erros humanos (esquecimento, desleixo, omissão, falta de conhecimento, falta de comprometimento e até intencionalmente) e por falta de critérios padronizados em uma série de ações no Gerenciamento de Dados. A Gestão de Dados Automatizada (GDA) ajudar a implementar e manter as melhores práticas e Políticas de Segurança em conformidade com a LGPD. A GDA garante que tarefas essenciais sejam realmente cumpridas.
Tarefas Essenciais no Gerenciamento de Dados
Os fluxos de trabalho automatizados estabelecem permissões e acessos aos dados baseados em rígidos padrões de segurança e de acordo com as necessidades reais de cada função. Além de eliminar acessos desnecessários, os acessos são revisados e ajustados sempre que houverem mudanças no organograma da empresa e também em função da contratação e dispensa de colaboradores.
A GDA possibilita a realização de Backups Automáticos e Periódicos que evitam a perda de dados, a corrupção da informações e rápidas restaurações dos bancos de dados. Imagine que a cópia dos dados é de responsabilidade de um determinado colaborador. Justamente no dia em que acontece um problema nos servidores, ele ficou doente e não foi trabalhar. A cópia não foi feita e não é possível restaurar as informações de pagamento um plano de saúde que tem mais de 5 milhões de usuários no País. Imagine o caos nas clínicas e hospitais conveniados, o prejuízo financeiro e os problemas de credibilidade que essa “simples” falha geraria para o plano de saúde.
Atendimento aos pedidos dos titulares e adequada retenção de dados são exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Todas as requisições dos titulares têm prazos definidos, incluindo a exclusão das informações pessoais de um banco de dados, por exemplo. A GDA permite que todos essas medidas sejam tomadas automaticamente, satisfazendo os titulares e mantendo a Conformidade. Lembrando que se houver uma falha humana, cada solicitação de cliente não cumprida ou que não respeite os prazos vai gerar penalidades para o operador dos dados e processos movidos pelo consumidor prejudicado.
Os Relatórios de Conformidade também podem ser automatizados pela GDA, que levantam em tempo real tudo o que está acontecendo durante o gerenciamento de dados. Essas informações são necessárias para a realização de auditorias e fiscalizações da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Plataformas Colaborativas oferecem mais oportunidades de acesso não autorizado aos dados. A GDA tem protocolos seguros para criptografar automaticamente os documentos e dados sensíveis armazenados e os que são transmitidos, aumentando a proteção das informações e reduzindo o risco de violação.
A GDA monitora e detecta tentativas de invasão ou qualquer atividade incomum no gerenciamento de dados. Qualquer anomalia dispara alarmes que são direcionadas em tempo geral para os responsáveis, viabilizando ações de resposta imediatas às ameaças.
Automatização com Monday.com
A Monday.com realiza a GDA em estado da arte: praticamente elimina o erro humano, otimiza o gerenciamento e a segurança dos dados e organiza as informações em tempo geral para monitoria, fiscalização e auditoria. Com a Conformidade em dia, o time de segurança de dados pode se concentrar nos esforços de aperfeiçoamento da tecnologia e nos processos de proteção de dados.
Gestor de TI, entre em contato e avalie o poder de automação das atividades da Monday.com. O período de testes é totalmente gratuito.