
Fraudes cibernéticas estão cada vez mais sofisticadas. A Gestão de Riscos desempenha papel significativo na Avaliação, Monitoramento e Redução de Riscos para as instituições financeiras, evitando prejuízos, abalos na reputação e penalidades impostas pelas autoridades governamentais regulatórias.
Importância da Gestão de Riscos
O setor financeiro enfrenta uma série de riscos: operacionais (erros humanos, falhas de processos e/ou tecnologia), crédito (inadimplência), mercado (variações de preços dos ativos), regulatórios (punições por não conformidade) e fraudes em geral (ataques cibernéticos coordenadas para furto de informações ou de recursos, lavagem de dinheiro e outros esquemas criminosos). A Gestão de Riscos pode representar a diferença entre solvência e insolvência de empresas financeiras.
Gestão de Riscos Eficaz
O Sistema de Gestão de Riscos precisa seguir alguns passos:
1) Mapeamento de Riscos: ferramentas tecnológicas criam matrizes de risco que vigiam as áreas mais vulneráveis do tratamento de dados.
2) Resposta Rápida: planos de ação documentados e automatizações para enfrentar fraudes, roubos de dados ou qualquer tipo violações de segurança de forma assertiva e com o máximo de agilidade.
3) Auditorias Periódicas em todos os processos: os criminosos estão sempre procurado falhas nos sistemas de Gerenciamento de Dados. Descubra as possíveis falhas e vulnerabilidades e faça as correções necessárias.
Tecnologia e Gestão de Riscos
As ferramentas tecnológicas oferecem uma série de funcionalidades essenciais para a Gestão de Risco no setor financeiro:
1) Centralização: os dados são armazenados e organizados em uma única fonte, facilitando Avaliações de Riscos, Auditores e Gestão da Conformidade.
2) Automatização: fluxos de trabalho automatizados reduzem falhas humanas e determinam padrões de Monitoramento e de Classificação de Riscos.
3) Tempo Real: dashboards amigáveis facilitam a visualização de Indicadores de Risco em tempo real, otimizando as respostas a quaisquer tipos de ameaças.
4) Atuação Preditiva: a integração das Análises de Dados e de Avaliação de Clientes torna possível verificar riscos em potencial.
5) Trabalho em Equipe: a aproximação e a comunicação eficiente entre os departamentos viabiliza a Gestão Colaborativa de Riscos.
Além disso, as aplicações ainda podem oferecer Checklists de Conformidade (Averiguação dos Protocolos de Segurança), Alertas Automatizados (transações e/ou acessos suspeitos ou não autorizados) e Integração com Sistemas Especializados em Descoberta de Fraudes.
Monday.com e Gestão de Riscos
A plataforma Monday.com cria condições para a identificação, monitoração e oferecer respostas rápidas para quaisquer tipo de ameaça as empresas do sistema financeiro. Também aumenta e melhora substancialmente a segurança e a velocidade tratamento de dados e de verificação da idoneidade das transações financeiras.
Gestor Financeiro, dê um upgrade na Gestão de Riscos da empresa com Monday.com. Entre em contato e teste todas as funcionalidades de forma gratuita.