
O Business Process Management (BPM) como o nome sugere é uma metodologia para otimizar todos os processos de um negócio, visando ganhos de eficiência operacional, padronização e conformidade. A imensa pressão da Legislação vigente obriga a indústria farmacêutica a buscar alternativas que possam garantir maior controle e gerenciamento mais eficaz da produção e da logística de medicamentos: o BPM é uma das ferramentas essenciais para atingir e manter a padronização de processos, mitigação de falhas humanas e conformidade regulatória.
Implementando o BPM
A adoção do BPM no setor farmacêutico exige planejamento pormenorizado e o cumprimento de uma série de etapas:
a) Mapeamento de Processos – identificar e fazer a documentação criteriosa dos processos de fabricação e de logística dos remédios. Avaliar os pontos fortes e os pontos que precisam ser aperfeiçoados de cada procedimento realizado na indústria farmacêutica.
b) Gaps – analisar o que falta para sair dos processos atuais e chegar até os padrões de qualidade desejados. Os aspectos ligados a conformidade regulatório devem ser priorizados de forma absoluta.
c) Design de Processos – aprimorar os processos existentes e desenhar novos processos para atender as necessidades das empresas farmacêuticas e a Legislação existente.
d) Ferramentas de BPM – a viabilização do BPM de qualidade só é possivel com o apoio de soluções tecnológicas que automatizem e gerenciem os fluxos de trabalho.
e) Monitoramento – checklists automatizados analisam KPI de conformidade, identificam falhas e vulnerabilidades e possibilitam a melhoria contínua dos processos do setor farmacêutico.
Como a ferramenta tecnológica viabiliza o BPM
O ideal é que o pacote tecnológico crie condições para gerenciar, monitorar, auditar e otimizar todos os processos da indústria farmacêutica, disponibilizando recursos como esses:
a) Visualização – painéis amigáveis e personalizáveis que permitem o acompanhamento em tempo real de todos os processos gerenciáveis.
b) Documentação – centralização, arquivamento e disponibilização em tempo real de todas as informações relevantes como POP (Procedimentos Operacionais Padrão), registros, formulações, checklists, documentos de conformidade e auditorias.
c) Automatização – processos repetitivos e essenciais para o bom funcionamento da produção e despacho de medicamentos, como prazos de calibração de equipamentos e aprovação de diversos tipos de requisições.
d) Colaboração – o sistema deve facilitar a comunicação entre diferentes time da empresa e também com os principais parceiros, melhorando a comunicação e promovendo o alinhamento de objetivos.
e) Conformidade – geração de relatórios em tempo real para verificações de conformidade, auditorias internas e externas, além de tornar as informações disponíveis para fiscalização dos órgãos regulatórios.
BPM e Monday.com
A plataforma Monday.com é uma aliada do BPM porque aprimora a transparência da indústria farmacêutica, a responsividade a qualquer tipo de alteração regulatória ou incidente com medicamentos; monitora e audita em tempo real a produção e a logística e ainda auxilia o ciclo de melhoria contínua, o que vem de encontro aos requisitos de conformidade da ANVISA.
Gestor, se você quer dar um passo a frente em termos de BPM, Monday.com é a solução.