
A indústria farmacêutica encara um cenário crítico: alta regulamentação, investimentos constantes com o objetivo de manter a qualidade e a eficácia dos produtos e a opinião pública – cada vez mais atenta aos incidentes com medicamentos. Aliar as Boas Práticas de Fabricação (BPF) ao uso de ferramentas tecnológicas para reduzir custos operacionais e, ao mesmo tempo, a conformidade.
BPF e Eficiência
As BPF têm tripla função: garantir a qualidade dos remédios, tornar os processos de fabricação mais eficientes e reduzir e/ou eliminar desperdícios. As BPF atuam da seguinte forma:
a) Evitam retrabalho e perda – processos devidamente documentados, bem estruturados e padronizados diminuem o tempo de produção, evitam retrabalho e a perda de insumos.
b) Otimização – a identificação e eliminação de gargalos e falhas nos processos de fabricação promove a otimização dos recursos disponíveis.
c) Conformidade – a manutenção dos padrões definidos pelas agências regulatórias evita multas e recalls que têm custo logístico muito elevado, evitam processos dos pacientes e consumidores e ainda geram prejuízos para a reputação da empresa.
Automação colabora para a redução de custos
A implementação e a manutenção das BPF exige um grande esforço de gestão de projetos e processos e que precisa do suporte de uma ferramenta tecnológica adequada para ter continuidade. Gestão eficaz significa mais controle e menos custo para a indústria farmacêutica. Nesse aspecto, a ferramenta tecnológica desempenha esses papéis:
a) Centralização – a documentação e centralização de todos os documentos e processos em uma plataforma assegura a visibilidade de tudo o que acontece durante a fabricação, permitindo a descoberta de falhas e gargalos e a tomada de medidas corretivas assertivas em pouco tempo, o que gera muita economia.
b) Automação – criação de fluxos de trabalho automatizados que evitam erros humanos e tornam os processos mais fluidos. Definir alertas automáticos para tarefas críticas como calibração de equipamentos e envio de documentos para os órgãos reguladores. Além de evitar prejuízos, os workflows mantém a conformidade regulatória em dia.
c) Colaboração – a ferramenta tecnológica facilita a integração entre as equipes da indústria e parceiros, um espírito colaborativo entre os diversos times envolvidos no processo. As redundâncias, os erros de comunicação e as falhas são eliminadas e as tarefas são executadas com maior precisão.
d) Capacitação – os treinamentos constantes criam uma cultura organizacional, abrangendo a preocupação com a qualidade, o combate ao desperdício e a busca permanente de eficiência. Os colaboradores passam a ser aliados no combate aos desperdícios.
e) Aperfeiçoamento – a ferramenta tecnológica e as BPF permitem o monitoramento contínuo da fabricação. Os gaps ficam evidenciados e o processo vai sendo melhorado continuamente.
Resultados Esperados com Monday.com
A plataforma Monday.com assegura o cumprimento da BPF e o controle rígido dos custos operacionais do setor farmacêutico, mantendo qualidade e segurança dos medicamentos e respeitando as normas vigentes. condições de crescimento e eficiência para sua empresa farmacêutica. É a hora de agir, só depende de você.