
A transformação digital é uma necessidade de todos os setores da economia. No caso da indústria farmacêutica, a situação é ainda mais urgente em função dos rigidez da regulamentação vigente e da responsabilidade perante os pacientes e sociedade em geral. O desafio de manter a conformidade, oferecer medicamentos eficientes e manter altos padrões de qualidade exige que o setor farmacêutico invista em tecnologia e automação para se manter competitivo e vivo no mercado.
Diferenciais da Automação na Área Farmacêutica
A automação proporciona grandes diferenciais para a indústria farmacêutica. Podemos destacar os seguintes:
a) Eficiência – a automação gera ganhos operacionais significativos, praticamente elimina atrasos no processo de fabricação de remédios e reduz o tempo nas tarefas básicas e repetitivas.
b) Conformidade – checklists automatizados rastreiam e documentam todas as etapas industriais e logísticas, melhorando a aderência as Boas Práticas de Fabricação (BPF), permitindo a realização de auditorias em tempo real e facilitando a fiscalização dos órgãos reguladores.
c) Redução de falhas humanas – controle de qualidade, gestão de inventário, monitoramento de produção, compras de insumos e muitos outros processos ficam livres de erros humanos com a automação.
d) Agilidade – a automação possibilita o atendimento rápido as demandas e acelera o lançamento de novos produtos no mercado.
Fases de Automação
Antes de implementar a automação, é preciso entender a produção e a logística da indústria farmacêutica de forma integral. Faça os levantamentos e escolha a ferramenta tecnológica.
a) Necessidades – Avalie detalhadamente todos os processos, identifique os setores que podem ganhar mais eficiência, os gaps, as áreas mais críticas e sujeitas a falhas humanas.
b) Tecnologia – a plataforma tecnológica deve possibilitar automação de fluxos de trabalho, oferecer painéis configuráveis e amigáveis para visualização de todas as etapas e KPI de qualidade e desempenho em tempo real e permitir integração a diversos outros sistemas, como ERP, CRM, segurança, logística, IoT etc
c) Capacitação – a adoção de novas tecnologias exige treinamento e conscientização dos colaboradores. Além de aprender a operar os sistemas, a equipe precisam ser conscientizada sobre os diferenciais que a automação entrega para a empresa farmacêutica e como essas mudanças vão colaborar para o aumento de performance de cada profissional envolvido no processo.
4) Escalonamento – a transformação digital deve ser implantada a partir de um projeto piloto em um departamento da fábrica e ser expandida paulatinamente. A pilotagem oportuniza testes e ajustes das soluções tecnológicas.
5) Aperfeiçoamento contínuo – a fabricação e a logística de medicamentos devem ser melhorados continuamente. Os processos automatizados precisam acompanhar as mudanças.
Soluções de Automação e Monday.com
A plataforma Monday.com simplifica a transformação digital e a automação da indústria farmacêutica. As aplicações Monday.com abrangem controle de qualidade, gestão de estoque em tempo real, otimização da produção (MES), documentação, conformidade, auditoria, logística em tempo real, treinamentos e muitos outros requisitos.
Gestor, contrate a Monday.com, se você precisa de soluções de automação de primeira linha.