O consumidor atual está mais informado e exigente do que nunca. Isso significa, que ele não aceita nada menos do que um produto de qualidade, que atende exatamente o que ele procura. Por isso, é preciso ter cada vez mais planejamento da qualidade de um produto, de modo a diferenciá-lo em um mercado em que a competição é acirrada.
O planejamento da qualidade
Por isso, para ajudar as empresas a determinar se o produto é de qualidade, existem diversas metodologias de planejamento, que se refletem em normas de produção ou em uma cadeia de processos.
Apesar das particularidades de cada um, todo planejamento de qualidade em síntese segue a seguinte definição: um conjunto de ações, práticas e processos, que visam garantir que um produto irá estar adequado para atingir seus objetivos e resolver de maneira simples o problema do cliente final.
Entretanto isso é algo que qualquer produto deve focar. Então se pergunte como se resolve o problema do cliente final? Essa pergunta é o norte de qualquer planejamento de qualidade, e todos os outros detalhes, como o design, devem contribuir para essa resposta.
A importância do planejamento da qualidade.
Se planejar para ter um produto de qualidade é importante para cumprir esse objetivo, mas também para facilitar o trabalho de todos os envolvidos.
Desta forme os responsáveis pela produção, tem um direcionamento mais claro, diminuindo erros e evitando retrabalhos. Por consequência garantindo que cada aspecto do processo está seguindo um plano e respondendo à pergunta primordial, “Como se resolve o problema do cliente final?”
Como resultado, para os líderes e financiadores do projeto ou do produto, seu retorno no investimento é muito maior, pois, os recursos da empresa são usados de maneira mais eficiente. Desta forma produtos com uma qualidade maior têm mais respostas positivas dos clientes, aumentando a sua satisfação.
Por fim, para o cliente final, o planejamento garante que o produto irá atender a sua necessidade, o que significa fidelização e maiores lucros. Com o efeito de reconhecimento para a empresa fabricante.

Como fazer o planejamento da qualidade?
Portanto existem diversas metodologias de planejamento da qualidade, inclusive normais oficiais que podem ser implementadas. Porém, existe um grande desafio, que é adaptar o método para a sua empresa e seu produto. Acima de tudo garantir que sua missão e visão seja executadas.
Em geral, um planejamento da qualidade se dá em 3 fases:
Parte 1 – Planejamento da qualidade
Primeiro é encontrado o problema ou desejo central que o produto procura resolver. Em um primeiro momento, o foco é total no cliente. É avaliado o que ele espera do produto, e é pensada a forma mais adequada e simples de entregar isso a ele. A partir daí, surgem as ideias que ajudam a montar o produto em si, com um diferencial que irá agregar ainda mais valor.
Parte 2 – Produção com qualidade
A segunda parte é o planejamento para a execução do produto. Por isso são elaborados métodos e critérios para a produção. Assim pode incluir o treinamento das equipes, a criação de manuais de processos, e o que mais for necessário para certificar a qualidade da produção destacada no planejamento. Após isso incia-se a terceira parte.
Parte 3 – Controle, focando satisfação
Em seguida na última parte, são criados critérios de controle. Eles visam garantir que a produção entenda e repita o nível de qualidade estabelecido na primeira parte. Desta forma isso pode incluir testes, revisões ou o quer que seja a inspeção que garanta o produto ou serviço atende o cliente.

Customização
Cada produto tem suas características, seu diferencial e seu ciclo de produção. Por isso, realizar o planejamento da qualidade focando satisfação é um trabalho único. Afina, diversos aspectos do negócio precisam ser avaliados.
Planejamento da qualidade focando satisfação, leitura complementares.
Depois disso, você tem interesse de conhecer mais sobre este tema? Saiba que o planejamento da qualidade esta intimamente ligado com o planejamento estratégico da empresa. Para conhecer mais sobre este tema indicamos duas leituras complementares:
- Diferenciar Missão, Visão e Valores: neste material você poderá entender como diferenciar e desenvolver a missão a visão e os valores da empresa. Foco principal da administração em busca de um objetivo comum. Você pode acessar o material neste link: MISSÃO
- Transformação Digital e a Produtividade: neste material você pode entender melhor como a tecnologia pode transformar o seu negócio aumentando a produtividade dos seus colaboradores. Acesse o material neste link: TRANSFORMAÇÃO
É assim que trabalha nossa consultoria, tratando cada cliente de forma única, desejo a você uma boa leitura. Se quiser construir o planejamento de qualidade de seu produto ou serviço, entre em contato e solicite uma visita.
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