Missão, visão e valores.

Saber o seu destino e como chegar nele é o foco da administração.

Existe um velho ditado que diz assim: “para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho lhe convém”. O provérbio também é verdadeiro quando se aborda sobre o funcionamento de uma empresa. Deste modo vamos entender a importância de diferenciar missão, visão e valores.

Então, se esta não sabe o que fazer enquanto organização, não consegue estabelecer uma visão de futuro e não definiu ações para atingir seus objetivos, dificilmente terá sucesso. Por isso que a empresa precisa diferenciar missão, visão e valores.

Missão, visão e valores, porque diferenciar?

Para muitas organizações, esses conceitos são similares e até mesmo sinônimos – isto é um grande erro para o próprio desenvolvimento da empresa. Desde que aplicados em conjunto, eles resultam em planejamento estratégico, em manutenção da clientela e, é claro, no direcionamento correto da equipe.

Desse modo, saber a diferença correta entre eles é fundamental para garantir quais serão os próximos passos da organização. A seguir, confira quais são as características do tripé que rege toda e qualquer empresa.

O que é a missão?

Uma empresa não se define pela sua autodenominação nem pelo produto que comercializa, mas sim pela missão, que nada mais é do que a razão de uma companhia existir. Ou seja, é a identidade de uma organização e atende aos questionamentos mais básicos. Por exemplo: “qual a propósito de nossa existência? ”.

Assim, ao ter definida claramente qual a sua missão, uma empresa determina quais ações devem ser tomadas. Vale acrescentar, porém, que seus conceitos podem ser revistos e modificados para atender às exigências do mercado.

Uma boa forma de avaliar se a organização está transmitindo sua missão com clareza é questionar os colaboradores em relação à visão que têm sobre o negócio. Nesta hora, as críticas podem ser bem-vindas, pois trazem transformações importantes. Portanto lembre-se da importância de diferenciar a missão, visão e valores.

Exemplo de missão:

  • Avon: ser reconhecida internacionalmente como a marca número um na escolha das mulheres.

Como definir qual a visão?

visão compreende a imagem que a empresa tem do futuro. Algumas perguntas ajudam a definir a visão. Por exemplo: “onde a empresa quer estar daqui a X anos? ” “O que ela pretende ser no futuro? ”.

Essas questões colaboram para o planejamento estratégico, logos todas as ações que virão depois disso devem contribuir para que, em um determinado período de tempo, a visão não seja mais um desejo, mas passe a constituir a realidade da companhia.

Missão, visão e valores.
Missão, visão e valores.

Exemplo de visão:

  • Avon: ser a companhia que atende de forma mais satisfatória as necessidades das mulheres em relação a produtos e serviços.

Missão, visão – E os valores, onde se encaixam?

Os valores podem ser compreendidos como as motivações e os propósitos que determinam as ações de todos aqueles que fazem parte da empresa, como funcionários, sócios e até empregados terceirizados. Por este motivo, neste aspecto, não envolve apenas crenças, mas sim comportamentos baseados em determinados princípios.

Entendendo este contexto para que isso funcione na prática, os valores devem ser compartilhados por todos, como se fossem mandamentos. Em outras palavras, cinco ou seis valores bem estabelecidos já fazem a diferença. Cabe às lideranças definir quais são esses valores e como eles irão aparecer na conduta de todos aqueles que constituem a organização.

Exemplos de valores:

  • Avon: respeito, confiança, integridade, humildade e crença.

Missão, visão e valores, leituras complementares:

As orientações foram úteis para você? Saiba que podemos ajudá-lo a definir melhor o seu caminho. Recomendo também a leitura de mais dois materiais que irão auxiliar no entendimento deste contexto:

  1. Ferramenta DISC, entenda como ela pode auxiliar a reconhecer em seus colaboradores os melhores perfis comportamentais de modo a cumprir com a missão, visão e valores da empresa. Você pode acessar ele aqui neste link: DISC
  2. O Valor da Consultoria, neste material explicamos como funciona o processo de capitalização de conhecimento dos consultores que tem uma visão externa do mercado e como isto pode ser usado para auxiliar a sua empresa. Você pode acessar este material através deste link: Consultoria Empresarial

Oferecemos soluções personalizadas em consultoria, entre em contato e descubra como podemos auxiliar sua empresa. Posteriormente curta nossa página no LinkedIN e fique por dentro de todos os novos materiais que disponibilizamos.

Sobre a MIIDAS

Consultoria Empresarial Curitiba
Consultoria Empresarial Curitiba

A MIIDAS Consultoria Empresarial, localizada em Curitiba – PR, se propõe a transformar a estratégia de nossos clientes em resultados, possibilitando que seus negócios prosperem. Isto é feito a partir de consultoria focada em gestão, estratégia e operações aliado à um pensamento digital.

Atuamos nas principais atividades de agregação de valor do cliente, através de consultoria e assessoria empresarial observando sempre quesitos de gestão, desenvolvimento de estratégias e sua efetiva implementação na operação.

Atuamos em todos os estados do Sul e Sudeste do país com empresas de médio e grande porte incluindo os setores de:

  • Indústrias: Máquinas e Equipamentos, Autopeças, Móveis, Têxtil, Química e etc.
  • Serviços: Clínicas Odontológicas, Médica, Hotel, Escritório Direito, RH
  • Comércio: Varejo, Material de Construção, B2B
  • Tecnologia: Aceleradora de Start-up, Soluções Microsoft

Conte com o conhecimento de uma consultoria empresarial para transformar os resultados da sua empresa. Saiba mais em: www.miidas.com.br