EBITDA

EBITDA

Como uma empresa pode melhorar sem autoavaliação? Parando para pensar um pouco, essa resposta parece impossível. Por conta disso, empresas empregam diferentes metodologias para avaliar o desempenho e analisar as suas operações. O EBITDA é uma dessas metodologias, muito usadas para avaliar as empresas e o desempenho operacional. Confira, neste artigo, tudo sobre esta ferramenta.

O que é EBITDA?

EBITDA, na verdade, é uma sigla. No inglês, significa Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization. Em português, pode ser usado o termo LAJIDA, ou seja, Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. Porém, apesar de existir a tradução livre, o termo em inglês é muito mais usado.

Pelo nome já dá para entender um pouco melhor porque essa ferramenta é tão interessante. E ela é isso, uma ferramenta. É uma metodologia cujo objetivo é determinar a saúde financeira da empresa, da maneira mais real possível e mais intrínseca às suas operações.

Assim a forma como é construído, torna o EBITDA um número muito interessante. Com ele, é possível inferir o potencial de lucros de uma empresa a partir do potencial de geração de caixa, que reflete a sua competitividade e sua eficiência.

EBITDA
EBITDA

Como ele é calculado?

O cálculo do EBITDA parte do lucro operacional. Ele é descoberto do resultado da subtração da receita líquida menos os custos das despesas operacionais e financeiras e o custo das mercadorias.

Então, a amortização e depreciação nos custos da mercadoria comercializada são adicionadas ao lucro , juntamento com as despesas. É importante adicionar esse número, pois representa uma perda de valor para a empresa, refletindo uma possível diminuição no desempenho operacional. Por fim, soma-se a despesa financeira líquida.

Para facilitar, a fórmula do EBITDA é: lucro operacional líquido + despesas de depreciação + despesas de amortização.

Como interpretar esse número?

Deste modo o EBITDA é um ótimo indicador das operações da empresa, visto que considera diretamente o modelo operacional, excluindo efeitos financeiros, decisões contábeis e, ainda, fatores externos que podem afetar o negócio.

Por isso, o indicador é uma fonte poderosa de informações e sua variação pode dizer muito sobre a empresa. Crescimento significa que a empresa se mantém produtiva. Por outro lado, se ele diminui, é algo a prestar atenção. Pode haver algum problema que esteja desacelerando o processo operacional.

Portanto, é fundamental entender, mais uma vez, que o EBITDA é uma ferramenta que não trará todas as respostas. Deste modo é preciso sempre contextualizá-lo com outros indicadores. Por exemplo, usado de forma isolada, essa ferramenta pode dar a impressão de que a empresa tem liquidez, o que não é necessariamente o caso, por conta de possíveis despesas.

EBITDA
EBITDA

Em outras palavras o ideal é procurar um conjunto de indicadores que contextualizem e reflitam a situação da empresa de uma forma mais integrada.

Então, quer tornar a sua empresa mais lucrativa? Para isso entre em contato e agende uma visita.

EBITDA – Leituras Complementares

Para complementar a sua leitura indicamos mais dois artigos com temas interessantes que impactam no dia a dia das operações e por consequência no resultado do EBITDA. Veja quais são eles.

  1. ERP – neste artigo abordamos as questões inerentes ao planejamento logístico e como driblar os desafios do dia a dia. Você pode acessar ele através deste link: ERP
  2. PDCA – neste material analisamos como o PDCA deve ser utilizado como ferramenta de melhoria contínua auxiliando empresas a se diferenciar no mercado. Acesse o material através deste link: PDCA

Curta nossa página no LinkedIN e fique por dentro de todos os novos materiais que disponibilizamos.

Sobre a MIIDAS

Consultoria Empresarial Curitiba
Consultoria Empresarial Curitiba

A MIIDAS Consultoria Empresarial, localizada em Curitiba – PR, se propõe a transformar a estratégia de nossos clientes em resultados, possibilitando que seus negócios prosperem. Isto é feito a partir de consultoria focada em gestão, estratégia e operações aliado à um pensamento digital.

Atuamos nas principais atividades de agregação de valor do cliente, através de consultoria e assessoria empresarial observando sempre quesitos de gestão, desenvolvimento de estratégias e sua efetiva implementação na operação.

Atuamos em todos os estados do Sul e Sudeste do país com empresas de médio e grande porte incluindo os setores de:

  • Indústrias: Máquinas e Equipamentos, Autopeças, Móveis, Têxtil, Química e etc.
  • Serviços: Clínicas Odontológicas, Médica, Hotel, Escritório Direito, RH
  • Comércio: Varejo, Material de Construção, B2B
  • Tecnologia: Aceleradora de Start-up, Soluções Microsoft

Conte com o conhecimento de uma consultoria empresarial para transformar os resultados da sua empresa. Saiba mais em: www.miidas.com.br

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print

Arquivo

Calendário

dezembro 2019
S T Q Q S S D
« nov    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031