Governança Corporativa

Governança Corporativa

A governança corporativa é composta por diversas ações voltadas para melhorias quando o assunto é a empresa e sua gestão. E estas práticas se fazem cada vez mais necessárias, uma vez que, no cenário atual, quem não as pratica acaba perdendo clientes para a concorrência.

Diversos controles e análises de atitudes empresariais podem ser verificados, a partir da governança corporativa, inclusive questões externas e não apenas internas. Um exemplo de situação que consegue ser resolvida a partir da governança corporativa, é fazer com que os famosos e comuns privilégios existentes em todas as empresas sejam terminados.

Mas é claro que não basta simplesmente implementar a governança e acreditar que deu certo. É preciso fazê-la da forma correta, se atentando para alguns pontos. Em seguida, os conheceremos.

Governança Corporativa
Governança Corporativa

Como a governança corporativa deve funcionar?

Para que a governança corporativa realmente gere resultados para a empresa, alguns pontos têm a sua relevância. Sua empresa precisa de:

– Igualdade: Um dos focos do sistema é tratar todos os colaboradores da empresa da mesma forma. Isso significa não beneficiar ninguém, a não ser que seja por mérito. Promover o funcionário X porque ele é seu amigo não se encaixa neste item.

– Transparência: Para que os processos funcionem, a empresa precisa ser transparente. Todos os processos dela precisam ser transparentes e assim, disponibilizados para todas as pessoas da equipe.

– Conselho: Contar com um conselho com que se possa contar para consultorias necessárias em meio aos processos, é fundamental. O ideal é que este conselho seja formado por um grupo de pessoas consideradas as mais capacitadas para esta função. Assim, sempre que se preocupar, são pessoas com quem se pode contar na resolução de conflitos empresariais.

– Reuniões: Fazer reuniões periódicas é fundamental quando o assunto é permitir que a governança corporativa tenha resultados. São nestas reuniões que serão discutidas todas as metas, objetivos, o que foi feito, o que precisa ser revisto, como foi o desempenho de cada um naquele tempo. Os benefícios das reuniões de tempo em tempo são inúmeros.

– Hierarquia: Sem hierarquia, dificilmente a empresa funciona. Isso porque ela permitirá que alguém gerencie os processos e faça com que as coisas deem certo. Dificilmente, uma empresa funciona sem um líder.

Governança Corporativa
Leis e Requisitos fazem parte da Governança Corporativa

Implementação da governança corporativa.

Para iniciar a implementação, pode ser pensado em quais destes itens podem ser os primeiros a serem a meta. Certamente, alguns deles inclusive já façam parte da rotina empresarial do seu negócio, basta que eles sejam aperfeiçoados. A transparência é um dos itens que as empresas mais têm dificuldade de colocar em prática e que, automaticamente, quando dá certo, desencadeia diversos outros processos benéficos.

Leituras Complementares

Este material auxiliou no seu entendimento? Caso queira ter maiores informações sobre este tema indicamos a leitura de mais dois materiais:

  1. Desafios do ERP, neste material explicamos como o ERP concentra as informações da empresa e por isso é um forte aliado no desafio do planejamento logístico. Você pode acessar ele através este link: https://www.miidas.com.br/desafios-do-erp-como-planejar-o-crescimento/
  2. Logística Industrial, neste material fazemos uma abordagem de como funciona o supply chain. Entenda como ele pode trazer vantagens competitivas para empresas que utilizam o fornecimento por sistema puxado. Você pode acessar ele através deste link:https://www.miidas.com.br/logistica-industrial-cadeia-de-fornecimento-para-empresas-com-sistema-puxado/

Assim, para ajudar você a vencer esses desafios, nossa consultoria está à disposição. Curta nossa página no LinkedIN e fique por dentro de todos os novos materiais que disponibilizamos. Solicite uma visita.

Sobre a MIIDAS

Consultoria Empresarial Curitiba
Consultoria Empresarial Curitiba

A MIIDAS Consultoria Empresarial, localizada em Curitiba – PR, se propõe a transformar a estratégia de nossos clientes em resultados, possibilitando que seus negócios prosperem. Isto é feito a partir de consultoria focada em gestão, estratégia e operações aliado à um pensamento digital.

Aliás atuamos nas principais atividades de agregação de valor do cliente, através de consultoria e assessoria empresarial observando sempre quesitos de gestão, desenvolvimento de estratégias e sua efetiva implementação na operação.

Atuamos em todos os estados do Sul e Sudeste do país com empresas de médio e grande porte incluindo os setores de:

  • Indústrias: Máquinas e Equipamentos, Autopeças, Móveis, Têxtil, Química e etc.
  • Serviços: Clínicas Odontológicas, Médica, Hotel, Escritório Direito, RH
  • Comércio: Varejo, Material de Construção, B2B
  • Tecnologia: Aceleradora de Start-up, Soluções Microsoft

Conte com o conhecimento de uma consultoria empresarial para transformar os resultados da sua empresa. Saiba mais em: www.miidas.com.br