Perfil Comportamental

Perfil Comportamental

Além do conhecimento técnico, que muitas vezes duas pessoas podem ter um histórico bem parecido de formações e cursos na área em que querem atuar, existe também o perfil comportamental de cada pessoa.

Certamente cada ser humano tem características únicas em relação a sua personalidade, ao seu comportamento, ao modo como executa e vê as coisas em volta e as suas crenças. A análise de perfil comportamental é uma ferramenta poderosa para entendermos a forma como agimos e assim pensamos nas diversas situações do dia a dia, seja no trabalho ou nas horas de lazer.

Desse modo, uma empresa de alta performance, possui integrantes dos mais variados tipos de perfis. Pois é essa mistura de formas de pensar e agir que quando em contato e trabalhando juntos, conseguem ótimos resultados.

Para descobrir os perfis de quem já é seu colaborador ou para contratar pessoas com o perfil que você busca, pode-se fazer:

  • Testes de comportamento;
  • Entrevista comportamental com a metodologia STAR;
  • Análise comportamental com a metodologia DISC.

Entretanto o ideal é que você contrate uma consultoria para realizar a aplicação dessa metodologia e a análise dos resultados, podemos auxiliar sua empresa através da analise e assessoria de nosso time de especialistas. Solicite uma visita.

Então conheça a seguir, os quatro tipos de perfil comportamental e suas características.

Perfil Comportamental
Através do estudo do perfil comportamental fica mais fácil dar feedback a sua equipe.

Perfil Comportamental – Analista

A pessoa com esse perfil é bastante detalhista em todas as atividades que faz, ela age com calma e cautela. Por isso o analista é muito conservador, perfeccionista, organizado e ama rotinas repetitivas e procedimentos.

O perfil analista adora atividades como mapeamento de processos, aperfeiçoamento de fluxos de trabalho e mesmo que tenha uma visão bastante estratégica e inteligente, tem dificuldades de tomar decisão. O analista é crítico com o trabalho dele e com o dos outros, pois ele quer a perfeição em tudo. Assim as pessoas com esse perfil são muito felizes quando trabalham em projetos que envolvem pesquisas e precisão.

Perfil Comportamental – Comunicador

poder de persuasão deste perfil é muito alto. Pois adora um projeto novo ou algum lançamento e encaram tudo com muito otimismo e pensamentos positivos para alcançar o resultado esperado pela equipe.

O comunicador gosta de relacionamentos e se dá bem com os colegas. Como um bom influenciador, ele consegue convencer as pessoas a ter um ponto de vista parecido com o dele. Inegavelmente esse perfil ama trabalhar em equipe e gosta de manter o ambiente de trabalho sem conflitos.

Por ser muito otimista, esse perfil não é tão bom quando o assunto é planejar e analisar, ele gosta mesmo é de colocar a mão na massa. Por isso o comunicador tem dificuldade de seguir regras, processos e normas.

Perfil Comportamental – Executor

Normalmente as pessoas com esse perfil tem o poder de dominar o ambiente. Igualmente o executor ama enfrentar dificuldades e adora um desafio. Ele tem coragem e sabe defender seus pontos de vista. Certamente ele ama uma competição e tem tendência a ser autoritário dentro da equipe em que está.

Esse perfil vai realizar a tarefa não importa o que acontecer. Para isso, ele acha formas de contornar os desafios e sempre focar no objetivo final, muito focado nos resultados.

O lado negativo deste perfil é que o foco extremo ao resultado pode causar atritos de relacionamento e até o descumprimento de algumas regras da empresa.

Perfil Comportamental – Planejador

Esse perfil é bastante conservador e controlado. O planejador dificilmente entra em pânico em alguma situação, pois ele já planejou tudo que poderia dar certo e errado e ele sabe como agir. Entretanto, esse perfil não tem a habilidade de planejar e não sabe pensar fora da caixa, consequentemente ele é pouco inovador.

O planejador gosta muito de trabalhar em equipe e de ajudar os colegas. Ele tem fácil convivência e é bastante paciente, o que o torna um amenizador de conflitos na equipe.

Pessoas com esse perfil têm pouco senso de urgência e se preocupam muito em planejar para que tudo saia como o esperado. A fim de se preparar para todas as situações, eles acabam sendo pessimistas e acham que tudo pode dar errado.

Perfil Comportamental
O auto conhecimento é essencial para o desenvolvimento do perfil comportamental.

Capital Humano

Agora que você já sabe um pouco mais sobre perfil comportamental, que tal iniciar o estudo dos perfis da sua equipe para você analisar, compreender e tomar melhores decisões sobre como o seu time pode entregar melhores resultados? Nós podemos lhe ajudar nessa tarefa, solicite uma visita.

Leituras complementares.

Depois disso, para complementar a sua leitura indicamos mais dois artigos com temas interessantes que impactam no dia a dia. Veja quais são eles.

  1. COMPLIANCE – neste artigo abordamos as questões inerentes ao Compliance e sua importância como garantidor das boas práticas empresariais. Você pode acessar ele através deste link: COMPLIANCE
  2. PDCA – neste material analisamos como o PDCA deve ser utilizado como ferramenta de melhoria contínua. Auxiliando empresas a se diferenciarem no mercado. Então acesse o material através deste link: PDCA

Curta nossa página no LinkedIN e fique por dentro de todos os novos materiais que disponibilizamos. Solicite uma visita.

Sobre a MIIDAS

Consultoria Empresarial Curitiba
Consultoria Empresarial Curitiba

A MIIDAS Consultoria Empresarial, localizada em Curitiba – PR, se propõe a transformar a estratégia de nossos clientes em resultados, possibilitando que seus negócios prosperem. Isto é feito a partir de consultoria focada em gestão, estratégia e operações aliado à um pensamento digital.

Atuamos nas principais atividades de agregação de valor do cliente, através de consultoria e assessoria empresarial observando sempre quesitos de gestão, desenvolvimento de estratégias e sua efetiva implementação na operação.

Atuamos em todos os estados do Sul e Sudeste do país com empresas de médio e grande porte incluindo os setores de:

  • Indústrias: Máquinas e Equipamentos, Autopeças, Móveis, Têxtil, Química e etc.
  • Serviços: Clínicas Odontológicas, Médica, Hotel, Escritório Direito, RH
  • Comércio: Varejo, Material de Construção, B2B
  • Tecnologia: Aceleradora de Start-up, Soluções Microsoft

Conte com o conhecimento de uma consultoria empresarial para transformar os resultados da sua empresa. Saiba mais em: www.miidas.com.br