B2B

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Certamente, você já deve ter se deparado por aí com a sigla “B2B”, sobretudo, se costuma ler artigos relacionados à gestão, administração e comércio entre duas empresas. Então, de início, pode-se dizer que se trata de um modelo de negócio que está consolidando-se. Ao lado do B2C, é um dos modelos de negócios que mais vem se destacando no mundo corporativo.

Tudo o que dissemos ainda parece grego para você? Caso isso se confirme, acompanhe a leitura e saiba o essencial!

Afinal, o que é B2B?

A primeira coisa a se dizer, é que B2B faz referência à seguinte expressão inglês “Business to Business”, que em português, significa “Empresa para Empresa”. Agora, você já deve estar imaginando o que é B2B e, certamente, acertou. Essa expressão se refere a um modelo de negócio que é baseado na relação comercial entre duas empresas, ou seja, foge da tradicional relação que é baseada entre empresa e consumidor final, no caso, o cliente pessoa física.

Na prática, trata-se de duas empresas que atuam como cliente e fornecedor em suas relações de negócios. Assim, uma empresa Y que fornece, por exemplo, um pneu para a empresa X, montadora de veículos, está praticando o modelo de negócio B2B. Vale acrescentar que esse modelo de negócio não só intercambia produtos, mas também serviços.

B2B
Mercado B2B é desafiador e exige preparo do empreendedor.

Uma empresa pode ser B2B e B2C?

Vale acrescentar que uma empresa pode tanto se valer do modelo B2B como do B2C, ou seja, pode fornecer os seus produtos para empresas e para pessoas físicas. É o caso, por exemplo, de um banco. Geralmente, este conta com serviços direcionados a pessoas físicas, como seguro automóvel ou de vida, e jurídicas, a exemplo do seguro empresarial ou patrimonial.

Assim, pode uma empresa tanto atuar segundo o modelo B2B como B2C, uma vez que um não exclui o outro, pelo contrário, complementa e faz com que a marca aumente os seus lucros.

Como implantar o modelo de negócio B2B em sua empresa?

Implementar o modelo de negócio B2B em uma empresa não é tão simples como muitos costumam imaginar. É preciso ser estratégico, adotando, por exemplo, as seguintes ações:

B2B
Grandes Corporações procuram diferencial competitivo através de suas relações comerciais.

Definir um nicho de atuação

Imaginar que o produto/serviço que a sua empresa comercializa vai agradar a todo mundo é um caminho que deve evitar. O ideal é que defina o nicho de mercado que deseja atingir.

Além disso, é fundamental que elabore uma persona (perfil fictício do cliente). Afinal, a sua empresa se comunicará não com a “marca”, mas com os seus representantes. Dessa maneira, com qual setor da marca ou profissional deseja se comunicar? Diretor técnico de operações? O responsável pelo setor de compras? Isso deve ser definido.

Conquistar clientes/empresas

Depois de definir o nicho de atuação e a persona, é hora de correr atrás de clientes potenciais. Para isso, você pode se utilizar do marketing digital ou offline, a depender de onde a sua persona esteja ou quais hábitos ela tenha. Hoje, a maioria das pessoas tem acesso à internet e costuma ler a textos atrativos. Talvez, começar oferecendo conteúdos de qualidade ao seu potencial cliente, seja um caminho que a sua empresa deve adotar para ter sucesso em seu modelo B2B.

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Atuar neste segmento pode aumentar significativamente o faturamento das organizações.

Leituras Complementares

Este material auxiliou no seu entendimento? Caso queira ter maiores informações sobre este tema indicamos a leitura de mais dois materiais:

  1. Governança Corporativa, neste material explicamos como a Governança Corporativa privilegia o correto funcionamento das organizações prevendo problemas e forçando a adequação as normas e regulamentações. Você pode acessar ele através este link: GOVERNANÇA.
  2. Software Empresarial, neste material fazemos uma abordagem de como funciona um bom software de gestão empresarial citando as 5 principais vantagens de seu uso. Você pode acessar ele através deste link: SOFTWARE.

Assim, para ajudar você a vencer esses desafios, nossa consultoria está à disposição. Curta nossa página no LinkedIN e fique por dentro de todos os novos materiais que disponibilizamos. Solicite uma visita.

Sobre a MIIDAS

Consultoria Empresarial Curitiba
Consultoria Empresarial Curitiba

A MIIDAS Consultoria Empresarial, localizada em Curitiba – PR, se propõe a transformar a estratégia de nossos clientes em resultados, possibilitando que seus negócios prosperem. Isto é feito a partir de consultoria focada em gestão, estratégia e operações aliado à um pensamento digital.

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  • Indústrias: Máquinas e Equipamentos, Autopeças, Móveis, Têxtil, Química e etc.
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