Controle Financeiro

Controle Financeiro

O controle financeiro é uma excelente ferramenta de gestão que pode fazer com que a sua marca se torne mais competitiva e lucrativa, tendo assim, mais dinheiro para investir nas melhorias dos seus processos ou operações.

Mas para isso, é preciso que ela saiba como desenvolver um bom e eficiente controle financeiro. Se você tem dúvida sobre como fazer um, continue a leitura, e conheça a seguir, algumas dicas incríveis! Antes, porém, vamos saber melhor o que é controle financeiro?

O que é controle financeiro?

O controle financeiro pode ser compreendido como a ferramenta de gestão que reúne ações e dados sobre a empresa, com o objetivo de auxiliar a tomada de decisões e, assim, melhorar os seus resultados.

Na prática, significa tomar decisões observando a realidade financeira da empresa, de maneira a preservar a sua saúde financeira e, assim, não a colocar em risco. Um exemplo de controle financeiro que podemos destacar, é o planejamento do orçamento anual da marca. Nele, colocam-se as receitas previstas, bem como as despesas, para que assim, os gestores trabalhem dentro desses limites, com equilíbrio.

Como desenvolver um controle financeiro para a sua empresa?

Economizar ou controlar as finanças da empresa é, sem dúvida alguma, o maior dos objetivos dos empresários, pois isso significa mais lucratividade. Mas como conseguir isso? Abaixo, listamos algumas dicas que podem ajudar você.

Elabore um orçamento e aumente o controle financeiro.

Estabelecer um orçamento, seja mensal, semestral ou anual, pode ser bastante vantajoso para a marca que deseja visualizar melhor para onde está indo o seu dinheiro. Quer dizer, essa ferramenta não só possibilita isso, mas também seu melhor controle financeiro, cortando gastos, se necessário, por exemplo.

Mas o que deve constar no orçamento de sua empresa? Em geral, listam-se todas as despesas da empresa, como exemplo, gastos com produção, aluguel, impostos, telefone, internet, luz, água, em suma, tudo o que for necessário para que ela controle melhor o seu setor financeiro.

Tendo essa visão holística, poderá verificar quais gastos devem ser mantidos e quais devem ser eliminados, o que, em outras palavras, significa mais lucros para ela.

Controle o fluxo de caixa

Em resumo, o fluxo de caixa envolve operações de receitas e despesas ou, em outras palavras, apresenta as receitas que vão entrar ou que estão no caixa (vendas feitas, por exemplo) e os recursos será serem utilizados para, digamos, pagar despesas correntes e não correntes, mas que são fundamentais para o adequado funcionamento da marca.

O controle do fluxo de caixa permite à organização manter-se saudável e, se necessário, tomar decisões buscando garantir a devida harmonia entre receitas e despesas.

Liste as dívidas que a sua marca tem

Implicitamente, já falamos sobre isso, mas vale a pena enfatizar o devido controle financeiro de sua empresa. Então, como última dica, liste todas as dívidas que ela tem e busque desenvolver um planejamento para quitá-las, mas sem comprometer o seu funcionamento.

Uma marca pode contrair dívidas a partir de contratos fechados com fornecedores de matérias-primas e compra de equipamentos para melhorar a sua produção etc.

Controlar o fluxo financeiro é indispensável, como vimos, para a marca que busca crescer e se tornar ainda mais competitiva no mercado.

Se estiver precisando de ajuda nesse sentido, não deixe de entrar em contato conosco! Contamos com uma equipe qualificada, que pode garantir a melhor consultoria em matéria de controle financeiro empresarial.

Leituras complementares:

As orientações foram úteis para você? Saiba que podemos ajudá-lo a definir melhor o seu caminho. Recomendo também a leitura de mais dois materiais que irão auxiliar no entendimento deste contexto:

  1. Como aumentar a produtividade, entenda como aumentar a produtividade de sua empresa através de 5 passos iniciais. Você pode acessar ele aqui neste link: PRODUTIVIDADE
  2. O Valor da Consultoria, neste material explicamos como funciona o processo de capitalização de conhecimento dos consultores que tem uma visão externa do mercado e como isto pode ser usado para auxiliar a sua empresa. Você pode acessar este material através deste link: Consultoria Empresarial

Oferecemos soluções personalizadas em consultoria e assessoria empresarial, entre em contato e descubra como podemos aumentar a produtividade de sua empresa. Curta nossa página no LinkedIN e fique por dentro de todos os novos materiais que disponibilizamos.

Sobre a MIIDAS

Consultoria Empresarial Curitiba

A MIIDAS Consultoria Empresarial, localizada em Curitiba – PR, se propõe a transformar a estratégia de nossos clientes em resultados, possibilitando que seus negócios prosperem. Isto é feito a partir de consultoria focada em gestão, estratégia e operações aliado à um pensamento digital.

Atuamos nas principais atividades de agregação de valor do cliente, através de consultoria e assessoria empresarial observando sempre quesitos de gestão, desenvolvimento de estratégias e sua efetiva implementação na operação.

Atuamos em todos os estados do Sul e Sudeste do país com empresas de médio e grande porte incluindo os setores de:

  • Indústrias: Máquinas e Equipamentos, Autopeças, Móveis, Têxtil, Química e etc.
  • Serviços: Clínicas Odontológicas, Médica, Hotel, Escritório Direito, RH
  • Comércio: Varejo, Material de Construção, B2B
  • Tecnologia: Aceleradora de Start-up, Soluções Microsoft

Conte com o conhecimento de uma consultoria empresarial para transformar os resultados da sua empresa. Saiba mais em: www.miidas.com.br