Descrição de Função

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Toda empresa precisa dar um direcionamento individualizado a seus colaboradores sobre quais funções devem executar. O problema, é quando isso é feito de maneira informal: o funcionário pode até entender o que precisa fazer e dar conta do trabalho, mas invariavelmente, causará uma série de consequências negativas na rotina de cada um. Por isso, um processo que não pode ser subestimado nas empresas é a descrição de função.

Quer entender melhor sobre a importância da descrição de cargos e como executá-la da maneira correta no seu negócio? Então, continue a leitura deste artigo!

O que é descrição de função?

De uma forma mais detalhada, a descrição de função consiste em um documento formal que detalha todas as funções existentes na empresa, quais são os deveres e responsabilidades, as competências exigidas e, não menos importante, a hierarquia dos cargos.

Por que usar a descrição de função?

Em primeiro lugar, a descrição oficial de cargos cria condições para que muitos processos de Gestão de Pessoas sejam verdadeiramente eficazes.

No processo de recrutamento e seleção, por exemplo, é muito mais fácil estruturá-lo quando se sabe quais competências a empresa de fato está buscando.

Para o próprio colaborador, também há uma evidente importância. Afinal, é muito mais fácil desempenhar seu trabalho sabendo o que realmente é preciso fazer, ou seja, o que a empresa espera dele.

Quando não há uma descrição clara das funções, a empresa não está apta a cobrar o que realmente é necessário para o trabalho fluir. Não só isso mas também o funcionário jamais saberá como crescer dentro da organização. Da mesma forma, o setor de Gestão de Pessoas não terá como estabelecer um plano de carreira coerente.

Hard skills e soft skills

Quando se fala das competências que cada cargo exige, elas estão ligadas a dois tipos de habilidades: as hard skills e soft skills.

Normalmente, associamos a descrição de funções às hard skills, ou seja, as competências técnicas e mensuráveis que cada função exige. Evidentemente, elas são extremamente importantes, mas as competências subjetivas (soft skills) também não podem ser esquecidas. Aqui, falamos dos traços que fazem de alguém um bom funcionário, como suas habilidades de comunicação, etiqueta, relacionamento com outras pessoas, entre outras.

Como estruturar a descrição de funções

Para que a descrição de cargos seja efetiva dentro da sua empresa, é fundamental que a importância deste processo seja compreendida pelos líderes do seu negócio.

Analogamente, essa análise também não pode ser desconectada da missão, visão e valores da sua empresa. Ou seja, para conhecer o que o seu negócio espera de um determinado funcionário, é preciso compreender toda a cultura organizacional.

Conforme citado, a estruturação da descrição de funções normalmente é de responsabilidade do setor de RH. Pequenas empresas e startups muitas vezes sequer possuem um departamento de Gestão de Pessoas, mas isso não é um empecilho para que o documento seja elaborado de maneira coesa.

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Leituras complementares:

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  1. Mapeamento de processos, entenda como aumentar a produtividade de sua empresa através do mapeamento dos processos. Você pode acessar ele aqui neste link: MAPEAMENTO
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