Mapeamento de Processos

Mapeamento de Processos

Para que uma empresa seja bem-sucedida, ela deve prezar a máxima organização das atividades realizadas diariamente pelos funcionários. O ideal é que os setores do negócio estejam alinhados entre si, seguindo o mesmo ritmo. Como conseguir esta harmonia? Por meio da implantação de uma atividade de mapeamento de processos e padronização das atividades.

Trata-se do primeiro passo para automatizar os fluxos de trabalho e se adequar às normas ISO. Portanto, ao mapear e padronizar as suas tarefas internas, a empresa só tem a ganhar. Continue esta rápida leitura para entender um pouco melhor o funcionamento do processo de mapeamento e padronização das atividades!

Para que serve o mapeamento de processos?

Muitas vezes, os gestores percebem que o ritmo operacional da empresa está deixando a desejar. Geralmente, isso resulta da existência de gargalos, um problema que pode surgir em qualquer departamento da organização. Afinal, existem gargalos administrativos e operacionais.

processo de mapeamento e padronização das atividades ajuda na identificação exata de falhas que comprometem o fluxo de trabalho. Com a eliminação dos gargalos, os procedimentos passam a ser otimizados.

O mesmo mapeamento também serve para apontar quais são todas as pessoas envolvidas em cada etapa de uma determinada atividade. Isso significa que o gestor passa a ter em mãos os nomes e as funções específicas desempenhadas por cada colaborador.

Com o detalhamento máximo das atividades do setor, é possível precisar quais são os verdadeiros recursos necessários para concretizá-las. Em outras palavras, há uma especificação do número de funcionários e da quantidade de material exigida para cada tarefa.

Quais são as vantagens do processo de mapeamento das atividades?

Em primeiro lugar, este mapeamento promove o estudo de viabilidade de cada etapa operacional. Todavia algumas atividades tendem a ser consumir muito tempo e recursos da empresa. Ao mesmo tempo o mapeamento faz com que o gestor conheça quais são as etapas devem ser revistas.

A partir daí, é possível remodelar os procedimentos adotados ou, se necessário, descartá-los. Isso acontece porque, para a surpresa da gestão, algumas atividades se mostram simplesmente inúteis. Portanto, o processo de mapeamento enxuga a operação, tornando-a mais flexível e objetiva.

Contudo outra vantagem consiste na padronização dos procedimentos executados, algo que é favorecido pela automação do fluxo de trabalho. Enfim padronizar, significa criar uma série de diretrizes que deve ser seguida à risca pelas equipes do setor.

O mapeamento dos processos é primordial para a padronização porque, antes de remodelar, é preciso saber como algo é feito. Posteriormente reestruturação dos procedimentos adotados, o ganho com a eficácia e qualidade de produtos ou serviços supera qualquer expectativa. Assim, a empresa se torna muito mais competitiva no seu nicho de atuação.

Como usar o mapeamento de processos nas atividades de trabalho?

A fim de obter uma padronização de excelência das atividades, a empresa deve:

  • Determinar os processos que serão mapeados;
  • Ordenar as etapas de cada processo e projetá-las em um gráfico;
  • Verificar se aquele processo é mesmo essencial para o fluxo de trabalho e se ele pode ser aprimorado;
  • Automatizar o processo;
  • Monitorar os resultados obtidos após a automação.

Por fim, vale lembrar que a remodelação dos procedimentos de trabalho depende do engajamento das pessoas dos referidos departamentos. O processo de mapeamento e padronização das atividades é algo que deve contar com ampla participação dos colaboradores da empresa. Então, os gestores devem fazer com que os funcionários percebam que eles são uma parte importante da mudança.

Entende a importância, mas precisa de ajuda para fazer tudo isso dar certo? Então conte conosco para tornar a sua empresa muito mais organizada, dinâmica, competitiva e lucrativa! Solicite uma visita e venha conversar com nossos consultores!

Leituras complementares:

As orientações foram úteis para você? Saiba que podemos ajudá-lo a definir melhor o seu caminho. Recomendo também a leitura de mais dois materiais que irão auxiliar no entendimento deste contexto:

  1. Como aumentar a produtividade, entenda como aumentar a produtividade de sua empresa através de 5 passos iniciais. Você pode acessar ele aqui neste link: PRODUTIVIDADE
  2. O Valor da Consultoria, neste material explicamos como funciona o processo de capitalização de conhecimento dos consultores que tem uma visão externa do mercado e como isto pode ser usado para auxiliar a sua empresa. Você pode acessar este material através deste link: Consultoria Empresarial

Oferecemos soluções personalizadas em consultoria e assessoria empresarial, entre em contato e descubra como podemos aumentar a produtividade de sua empresa. Curta nossa página no LinkedIN e fique por dentro de todos os novos materiais que disponibilizamos.

Sobre a MIIDAS

Consultoria Empresarial Curitiba

A MIIDAS Consultoria Empresarial, localizada em Curitiba – PR, se propõe a transformar a estratégia de nossos clientes em resultados, possibilitando que seus negócios prosperem. Isto é feito a partir de consultoria focada em gestão, estratégia e operações aliado à um pensamento digital.

Atuamos nas principais atividades de agregação de valor do cliente, através de consultoria e assessoria empresarial observando sempre quesitos de gestão, desenvolvimento de estratégias e sua efetiva implementação na operação.

Atuamos em todos os estados do Sul e Sudeste do país com empresas de médio e grande porte incluindo os setores de:

  • Indústrias: Máquinas e Equipamentos, Autopeças, Móveis, Têxtil, Química e etc.
  • Serviços: Clínicas Odontológicas, Médica, Hotel, Escritório Direito, RH
  • Comércio: Varejo, Material de Construção, B2B
  • Tecnologia: Aceleradora de Start-up, Soluções Microsoft

Conte com o conhecimento de uma consultoria empresarial para transformar os resultados da sua empresa. Saiba mais em: www.miidas.com.br