Avaliação de desempenho: coisas que você precisa saber [GUIA]

avaliação de desempenho o que é

A avaliação de desempenho é uma forma de entender como está a produtividade dentro de uma empresa e ver se os colaboradores realmente estão se desenvolvendo da maneira que pretendiam e como o negócio esperava. 

A produtividade dentro de uma empresa é essencial para que o negócio continue crescendo no mercado. Porém, para acompanhar as métricas e entender como analisar os resultados é essencial fazer a avaliação de desempenho e ver como aquele se desenvolve diante de diferentes situações.

Por isso, neste artigo vamos discutir a importância de fazer uma avaliação de desempenho e tipos que existem dessa metodologia. Além disso, veremos também como fazer uma avaliação eficaz dessa estratégia e entender se as propostas colocadas dentro de sua empresa realmente estão trazendo resultados positivos. 

Ficou interessado no assunto? Continue aqui e acompanhe! Boa leitura. 

Saiba qual a importância de fazer uma avaliação de desempenho

Imagine que a sua empresa esteja em início de carreira e que o desempenho dos colaboradores seja uma chave crucial para colocá-la no mercado. Para acompanhar o desenvolvimento desses funcionários é necessário, então, fazer uma avaliação de desempenho e entender o perfil comportamental.

Por meio dessa estratégia é possível entender se os resultados obtidos com produtividade, por exemplo, estão sendo positivos para o seu negócio. Caso não estejam, com os números se torna mais fácil entender onde se encontra o erro e o que é necessário mudar.

Podemos dizer por meio dessa alusão, então, que a avaliação de desempenho é uma maneira de entender como a sua empresa se encontra no mercado e o que a equipe de RH, prioritariamente (já que trabalha com as relações humanas), deve fazer para solucionar o problema. 

Conheça alguns tipos de avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho pode acontecer em diversas formas, ajudando ainda mais o seu negócio a otimizar a produtividade dos funcionários e a chegar a um resultado esperado. Entenda, então, quais são esses modelos e o que melhor se encaixa na sua empresa.  

Autoavaliação

Em primeiro lugar temos a famosa autoavaliação. Neste momento, o próprio colaborador é responsável por falar o que achou sobre a sua produtividade dentro da empresa e opinar os pontos fortes e fracos que desempenhou naquele espaço. Com isso é possível criar o senso de pertencimento à empresa e relacionamento mais íntimo com os superiores. 

Avaliação por clientes

A avaliação por clientes, em contrapartida, é outra maneira de fazer a avaliação de desempenho. Colha os feedbacks sobre produtos desenvolvidos, serviços praticados e até mesmo atendimento da empresa em relação ao que é oferecido. Por meio dessa análise é possível entender se o negócio está caminhando para uma boa imagem no mercado. 

Avaliação 90º ou direta

Nesta situação, o gestor da área e/ou o time de RH são responsáveis por criar critérios de avaliação e monitorar se o colaborador está seguindo esse conjunto de regras(e até mesmo uma compliance). Caso ele não esteja se desenvolvendo dentro deste parâmetro, cabe alertá-lo sobre a importância de seguir as normas da empresa e como isso é importante para a produtividade. 

Avaliação 180º ou conjunta

Já em relação à avaliação 180º ou conjunta, a avaliação de desempenho acontece em parceria. O gestor da área e o colaborador trocam experiências e ideias sobre o que foi desenvolvido dentro da empresa e analisam se aquilo foi realmente produtivo e trouxe bons frutos ao negócio. Se ocorrer de não haver resultados positivos, ambos planejam uma nova metodologia para resolver o problema. 

Avaliação 360º

Por fim, a avaliação 360º busca colocar todos os colaboradores de uma empresa, independente de qual seja o seu cargo, para participar da avaliação. Nessa situação, o encarregado tem a mesma oportunidade de opinar sobre os resultados que o gestor de uma área. Ou seja, as opiniões não se diferem a depender do cargo, todos são importantes neste processo. 

Aproveite e leia o nosso artigo sobre Indicadores de Desempenho

Como fazer uma avaliação de desempenho eficaz?

Chegamos até aqui entendidos sobre os modelos de avaliação de desempenho, porém precisamos entender neste momento como colocá-la em prática dentro de uma empresa, de forma que realmente leve resultados positivos para o negócio.

Por isso, se você faz parte de uma equipe de RH ou é responsável por este processo, veja quais são os procedimentos básicos:

Defina os objetivos da avaliação

O primeiro passo para fazer uma avaliação de desempenho é definir os objetivos da avaliação. Caso você queira entender se os colaboradores estão satisfeitos com a empresa, por exemplo, deve colocar como meta a compreensão dos principais pontos positivos, que devem se manter, enquanto lista também os pontos negativos, que devem ser descartados nessa relação. 

Escolha o método adequado

Além disso, é primordial que você escolha a avaliação de desempenho ideal para aquele espaço de trabalho. Mesmo que você queira aplicar uma autoavaliação, se os funcionários não se sentirem à vontade para fazer isso, de nada adiantará. Por isso, entenda o que é mais adequado para aquele espaço. 

Faça um questionário de avaliação estruturado

Por último, faça um questionário de avaliação estruturado para que você consiga armazenar todas as informações coletadas e usá-las para otimizar a empresa. Mesmo que as opiniões sejam positivas em sua maioria, isso pode servir como ponto de partida para projetos futuros. 

Você conhece a Miidas? Saiba como podemos te ajudar

Sim, entendemos juntos até aqui que a avaliação de desempenho é uma maneira bastante interessante de entender tudo que ocorre dentro de uma empresa. Mas, mesmo que este Guia tenha ajudado na compreensão de passos básicos nessa organização, é fundamental contar com a ajuda de especialistas. 

Por isso, para sua empresa se desenvolver cada vez melhor, conte com a Miidas! Somos uma consultoria empresarial de destaque no mercado e podemos ajudá-lo em qualquer situação que envolva estratégias corporativas. Faça agora sua avaliação de crescimento com a gente. Fale com os nossos experts!