PDCApp - Software de Gestão

Software baseado no ciclo PDCA que permite as organizações desenvolverem os seus mais variados temas com o apoio de uma metodologia reconhecida mundialmente.

Aumente a conectividade de seu time. Indicadores, qualidade, projetos de melhoria tudo na palma da sua mão. 

Com a nossa tecnologia de integração acesse em seu computador, tablet e smartphone. 

Conheça mais!!

Avaliação de desempenho | O que é? | Como fazer? | Quais os tipos? | GUIA

A avaliação de desempenho é uma forma de entender como está a produtividade dentro de uma empresa e ver se os colaboradores realmente estão se desenvolvendo da maneira que pretendiam e como o negócio esperava. 

A produtividade dentro de uma empresa é essencial para que o negócio continue crescendo no mercado. Porém, para acompanhar as métricas e entender como analisar os resultados é essencial fazer a avaliação de desempenho e ver como aquele se desenvolve diante de diferentes situações.

Por isso, neste artigo vamos discutir a importância de fazer uma avaliação de desempenho e tipos que existem dessa metodologia. Além disso, veremos também como fazer uma avaliação eficaz dessa estratégia e entender se as propostas colocadas dentro de sua empresa realmente estão trazendo resultados positivos. 

Ficou interessado no assunto? Continue aqui e acompanhe! Boa leitura. 

avaliação de desempenho

Saiba qual a importância de fazer uma avaliação de desempenho

Para acompanhar o desenvolvimento dos seus funcionários é necessário fazer uma avaliação de desempenho e entender o perfil comportamental de todos. Deste modo a gestão dos talentos de sua empresa será mais assertivo, com uma ambiente mais justo e uma avaliação clara dos objetivos a satisfação do grupo aumenta.

Por meio da avaliação de desempenho é possível entender se os resultados obtidos com produtividade, por exemplo, estão sendo positivos para o seu negócio. Caso não estejam, com os números se torna mais fácil entender onde se encontra o erro e o que é necessário mudar.

Podemos dizer por meio dessa alusão, então, que a avaliação de desempenho é uma maneira de entender como a sua empresa se encontra no mercado e o que a equipe de RH, prioritariamente (já que trabalha com as relações humanas), deve fazer para desenvolver seus profissionais. 

O que é avaliação de desempenho?

É uma ferramenta que permite que a empresa avalie o desempenho de seus colaboradores. Com o resultado é possível entender as competências menos favoráveis e auxiliar os profissionais a aumentarem seu desempenho. Também permite que o setor e RH e Gestão da empresa procurem por competências técnicas que podem auxiliar seus times.

A avaliação de desempenho também é utilizada, por algumas empresas, como uma ferramenta de reconhecimento. Comumente utilizada para calcular recompensas de final de ano para times ou de forma individual a avaliação de desempenho pode ser uma aliada da empresa e de seus colaboradores.

Mas antes de mais nada, lembre-se, ela deve ser clara e objetiva. As metas da avaliação de desempenho precisam ser conhecidas e estabelecidas em tempo hábil para execução. Assim asseguramos que todos tenham tempo para compreender suas metas e desenvolver seus resultados.

A avaliação de desempenho deve ser sistemática, ou seja, precisa ser feita todos os anos dentro do prazo que a empresa entende ser necessário. Podemos fazer uma analise anual ou semestral. No caso de empresas que utilizam softwares de analise de avaliação de desempenho a medição é continua.

Conheça alguns tipos de avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho pode acontecer em diversas formas, ajudando ainda mais o seu negócio a otimizar a produtividade dos funcionários e a chegar a um resultado esperado. Entenda, então, quais são esses modelos e o que melhor se encaixa na sua empresa.  

1 – Autoavaliação

Em primeiro lugar temos a famosa autoavaliação. Neste momento, o próprio colaborador é responsável por falar o que achou sobre a sua produtividade dentro da empresa e opinar os pontos fortes e fracos que desempenhou naquele espaço. Com isso é possível criar o senso de pertencimento à empresa e relacionamento mais íntimo com os superiores. 

2 – Avaliação de desempenho por clientes

A avaliação por clientes, em contrapartida, é outra maneira de fazer a avaliação de desempenho. Colha os feedbacks sobre produtos desenvolvidos, serviços praticados e até mesmo atendimento da empresa em relação ao que é oferecido. Por meio dessa análise é possível entender se o negócio está caminhando para uma boa imagem no mercado. 

3 – Avaliação 90º ou direta

Nesta situação, o gestor da área e/ou o time de RH são responsáveis por criar critérios de avaliação e monitorar se o colaborador está seguindo esse conjunto de regras (e até mesmo uma compliance). Caso ele não esteja se desenvolvendo dentro deste parâmetro, cabe alertá-lo sobre a importância de seguir as normas da empresa e como isso é importante para a produtividade. 

4 – Avaliação 180º ou conjunta

Já em relação à avaliação 180º ou conjunta, a avaliação de desempenho acontece em parceria. O gestor da área e o colaborador trocam experiências e ideias sobre o que foi desenvolvido dentro da empresa e analisam se aquilo foi realmente produtivo e trouxe bons frutos ao negócio. Se ocorrer de não haver resultados positivos, ambos planejam uma nova metodologia para resolver o problema.

5 – Avaliação 360º

Por fim, a avaliação 360º busca colocar todos os colaboradores de uma empresa, independente de qual seja o seu cargo, para participar da avaliação. Nessa situação, o encarregado tem a mesma oportunidade de opinar sobre os resultados que o gestor de uma área. Ou seja, as opiniões não se diferem a depender do cargo, todos são importantes neste processo. 

6 – Avaliação por resultados

Conhecida também como avaliação de desempenho por objetivos esta metodologia consiste em analisar os resultados alcançados por um profissional frente a uma meta do negócio. Também é muito utilizada para avaliação de times de trabalho e projetos de melhoria, expansão ou estruturação.

Aproveite e leia o nosso artigo sobre Indicadores de Desempenho

Como fazer uma avaliação de desempenho eficaz?

Chegamos até aqui entendidos sobre os modelos de avaliação de desempenho, porém precisamos entender neste momento como colocá-la em prática dentro de uma empresa, de forma que realmente leve resultados positivos para o negócio.

Por isso, se você faz parte de uma equipe de RH ou é responsável por este processo, veja quais são os procedimentos básicos:

1 – Defina os objetivos da avaliação

O primeiro passo para fazer uma avaliação de desempenho é definir os objetivos da avaliação. Caso você queira entender se os colaboradores estão satisfeitos com a empresa, por exemplo, deve colocar como meta a compreensão dos principais pontos positivos, que devem se manter, enquanto lista também os pontos negativos, que devem ser descartados nessa relação. 

2 – Escolha o método adequado

Além disso, é primordial que você escolha a avaliação de desempenho ideal para aquele espaço de trabalho. Mesmo que você queira aplicar uma autoavaliação, se os funcionários não se sentirem à vontade para fazer isso, de nada adiantará. Por isso, entenda o que é mais adequado para aquele espaço. 

3 – Faça um questionário de avaliação estruturado

Por último, faça um questionário de avaliação estruturado para que você consiga armazenar todas as informações coletadas e usá-las para otimizar a empresa. Mesmo que as opiniões sejam positivas em sua maioria, isso pode servir como ponto de partida para projetos futuros. 

avaliação de desempenho

Quais os benefícios da Avaliação de Desempenho?

A aplicação da avaliação de desempenho já traz benefícios a empresa inerentes aos próprio processo da avaliação. Como já dissemos a gestão precisa traçar metas para suas equipes, os colaboradores tem um visão clara de como devem aumentar sua produtividade. Além disso, em algumas empresas, a avaliação de desempenho pode estar coligada ao pagamento de bônus e até mesmo salários extras. Mesmo assim, ainda existem alguns outros benefícios:

1 – Impulsionar o Plano de Carreira

Com a avaliação de desempenho sistemática aplicada de modo técnico e justo a empresa tem um histórico do profissional de todos os anos em que foi avaliado. Esta informação é muito importante para nortear decisões de promoção de cargos e salários.

2 – Promover a transparência entre empresa e colaboradores

O processo de avaliação permite que empresa e colaborador possam, de modo transparente, conversar sobre temas que no dia a dia acabando não sendo abordados. Permite que empresa entenda a visão de seus colaboradores e vice versa. Aumentando a transparência entre os pontos fortes e pontos fracos dos profissionais e de como podem se desenvolver.

3 – Fortalecimento da cultura da empresa

A avaliação de desempenho é momento para que a empresa reconheça seus talentos. Este reconhecimento pode ser feito pelo tempo de carreira, resultado alcançado, participação em programas de melhoria dentre uma infinidade de outras formas de analise. O importante é que os talentos sejam identificados e reconhecidos e possam compartilhar sua experiência com os demais, fortalecendo assim o grupo e cultura da empresa.

Você conhece a Miidas? Saiba como podemos te ajudar

Sim, entendemos juntos até aqui que a avaliação de desempenho é uma maneira bastante interessante de entender tudo que ocorre dentro de uma empresa. Mas, mesmo que este Guia tenha ajudado na compreensão de passos básicos nessa organização, é fundamental contar com a ajuda de especialistas. 

Por isso, para sua empresa se desenvolver cada vez melhor, conte com a Miidas! Somos uma consultoria empresarial de destaque no mercado e podemos ajudá-lo em qualquer situação que envolva estratégias corporativas. Faça agora sua avaliação de crescimento com a gente. Fale com os nossos consultores!

| Autor |

Fale com um Consultor - Reunião Inicial Gratuita

Gostaria de aplicar estas e outras metodologias em seu negócio? Entre em contato conosco pelo botão abaixo. Através dele é possível agendar uma reunião de diagnóstico com nossos especialistas. Clicando nele você poderá selecionar “Consultoria Inicial Gratuita” e agendar uma data e um horário para falarmos.

* VIDEO CONFERÊNCIA GRATUITA COM UM CONSULTOR *

Consultorias e Serviços

Oferta

Programa de gerenciamento através da metodologia OKR voltado a pequenas e médias empresas que procuram implementar metas as suas equipes.…

R$1,150.00

Oferta

Mapeamento de Processos é uma metodologia gráfica de representação dos processos de uma empresa. Assim como uma mapa representa locais…

R$1,150.00

Oferta

O plano de negócios é um documento que define como sua empresa funcionará, traçando os objetivos e quais passos devem…

R$2,000.00

Oferta

O serviço de consultoria financeira online atende as necessidades financeiras da empresa. Através da organização e analise dos dados financeiros…

R$1,150.00

Oferta

Planeje sua estratégia entendendo as oportunidades, forças e fraquezas dos seus ambientes externo e interno. Trace metas de longo prazo…

R$1,150.00

Oferta

Desenvolvemos o seu projeto de Identidade Visual completo incluindo os itens descritos abaixo: 5 opções de logotipo ara que você…

R$2,250.00