Indicadores de Desempenho

Indicadores de Desempenho

Os indicadores de desempenho são recursos utilizados nos processos de gestão que permitem medir os resultados das operações realizadas por uma empresa.

Afinal é uma forma de controlar a movimentação do fluxo de caixa e redimensionar se seus objetivos do negócio estão sendo alcançados. Assim com esse controle, é possível elaborar planejamentos estratégicos eficientes para melhorar os setores que se encontram em dificuldade.

Elaboração de indicadores de desempenho na sua empresa

Embora elaborar indicadores de desempenho nem sempre acaba sendo uma tarefa fácil. Para criar um indicador de desempenho eficiente, é preciso que se controlem as operações dos diferentes setores da empresa para coleta de informações que definirão as suas ações futuras.

Primeiramente, devem-se definir quais setores e processos necessitam de maiores cuidados e monitoramento continuado.

Assim, você consegue determinar os indicadores de produtividade, indicadores de capacidade, indicadores de estratégias, de qualidade, táticos e operacionais.

Vejamos a seguir, cada um deles em sua essência e funcionalidade.

Indicadores de produtividade

Sobretudo os indicadores de produtividade são referentes à gestão dos processos e ao controle da execução das atividades nesses setores.

A princípio com a aplicação desse indicador, é possível dimensionar o tempo necessário para a produção de determinado produto em relação unitária ou em grandes escalas de produção.

Além disso, é possível determinar quantos profissionais serão necessários para as produções e, acompanhar a execução de suas tarefas, pode ser realizado em menos tempo e com maior eficiência.

Indicadores de capacidade

Esse tipo de indicador permite a definição do tempo de produtividade de cada máquina por unidade produzida.

Similarmente, é possível determinar quantos equipamentos ou maquinários são necessários para produzir uma quantidade de X de produtos, por determinado tempo.

Indicadores de estratégias

Esses indicadores têm, ao mesmo tempo a capacidade de medir os objetivos estratégicos da empresa e determinar se as ações aplicadas estão sendo eficiente para o seu crescimento e sua lucratividade.

Indicadores de qualidade

Os indicadores de qualidade permitem o controle sobre as relações do cliente com empreendimento bem como sua satisfação em relação aos serviços e produtos oferecidos pela empresa.

Nesse sentido, possibilitam medir a qualidade do atendimento e programar melhorias para esses processos.

Indicadores de desempenho táticos

Esses indicadores são criados para dimensionar o desempenho de setores específicos. Através deles, é possível acompanhar os procedimentos em cada setor de forma única, separada dos demais.

Indicadores de desempenho operacionais

Todas as atividades operacionais apresentam resultado com efeito que pode ser positivo ou negativo, dependendo da organização e dos métodos de trabalho.

É nesse sentido que os indicadores operacionais apresentam suas possibilidades de melhorias, pois medem a eficiência e a qualidade das operações realizadas na empresa.

Esses indicadores podem ser direcionados tanto para setores específicos, quanto para o desempenho de funcionários na execução de suas tarefas.

Os indicadores de desempenho são essenciais para o desenvolvimento de um empreendimento, pois além de compreender se as metas estão sendo alcançadas, permite identificar falhas e prejuízos nos processos.

Se você deseja mais informações sobre processos de gestão mais eficientes, entre em contato com nossos consultores nas nossas redes online e seja atendido por profissionais qualificados na área.

Leituras complementares:

As orientações foram úteis para você? Saiba que podemos ajudá-lo a definir melhor o seu caminho. Recomendo também a leitura de mais dois materiais que irão auxiliar no entendimento deste contexto:

  1. Como aumentar a produtividade, entenda como aumentar a produtividade de sua empresa através de 5 passos iniciais. Você pode acessar ele aqui neste link: PRODUTIVIDADE
  2. O Valor da Consultoria, neste material explicamos como funciona o processo de capitalização de conhecimento dos consultores que tem uma visão externa do mercado e como isto pode ser usado para auxiliar a sua empresa. Você pode acessar este material através deste link: Consultoria Empresarial

Oferecemos soluções personalizadas em consultoria e assessoria empresarial, entre em contato e descubra como podemos aumentar a produtividade de sua empresa. Curta nossa página no LinkedIN e fique por dentro de todos os novos materiais que disponibilizamos.

Sobre a MIIDAS

Indicadores de Desempenho
Consultoria Empresarial Curitiba

A MIIDAS Consultoria Empresarial, localizada em Curitiba – PR, se propõe a transformar a estratégia de nossos clientes em resultados, possibilitando que seus negócios prosperem. Isto é feito a partir de consultoria focada em gestão, estratégia e operações aliado à um pensamento digital.

Atuamos nas principais atividades de agregação de valor do cliente, através de consultoria e assessoria empresarial observando sempre quesitos de gestão, desenvolvimento de estratégias e sua efetiva implementação na operação.

Atuamos em todos os estados do Sul e Sudeste do país com empresas de médio e grande porte incluindo os setores de:

  • Indústrias: Máquinas e Equipamentos, Autopeças, Móveis, Têxtil, Química e etc.
  • Serviços: Clínicas Odontológicas, Médica, Hotel, Escritório Direito, RH
  • Comércio: Varejo, Material de Construção, B2B
  • Tecnologia: Aceleradora de Start-up, Soluções Microsoft

Conte com o conhecimento de uma consultoria empresarial para transformar os resultados da sua empresa. Saiba mais em: www.miidas.com.br