Diagrama de Pareto: conceito, benefícios e como construir

Diagrama de Pareto

Você sabe o que é diagrama de pareto? Esse é um gráfico bastante antigo na história da economia, que visa identificar quais são os problemas de um negócio por meio de análises negativas. 

Dentro de uma empresa é fundamental haver o planejamento de produtos e gastos a fim de manter a estabilidade do negócio. O diagrama de pareto é uma dessas opções de organização, que trabalha com as classificações de possíveis problemas, que levam prejuízos ao empreendedor.

Para você que quer realmente entender onde está o erro de seu negócio, entenda o que é esse método, além de seu objetivo dentro das empresas e pontos positivos dele. Para aprofundar ainda mais, ensinaremos, neste post, como aplicar o diagrama de pareto na sua empresa para que não surjam mais problemas envolvendo, principalmente, o financeiro.

Por isso, continue aqui e acompanhe o nosso artigo! Boa leitura.

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Entenda o que é o Diagrama de Pareto

Não pense que esse é um método atual, pois ele surgiu há dois séculos. O economista italiano Vilfredo Pareto criou um sistema para analisar a relação entre povo e riquezas. Foi constatado que 20% da população detinha 80% das riquezas, criando assim a relação 80/20.

Porém, o diagrama de pareto não serve somente para isso nos dias de hoje. A sua função é de identificar a relação entre ação e causa. Isso é feito por meio de um gráfico, que analisa grupos de problemas, como feedbacks negativos, defeitos, erros de entrega, entre outros.

Ou seja, podemos dizer que esse é um sistema que funciona para identificar qual o problema de uma empresa por meio de seus problemas e eliminá-los de uma vez por todas.

Objetivo do Diagrama de Pareto

Agora que entendemos a definição de diagrama de pareto precisamos salientar o objetivo dele no mercado brasileiro. Mesmo que a gente já tenha compreendido que ele veio para identificar os problemas dentro de um negócio, a sua meta não para por isso.

O principal objetivo desse sistema, além de achar o problema que está causando prejuízos em seu negócio, é de dar um caminho palpável para que o empresário saiba sair de uma furada. Somente com os gráficos é possível ilustrar onde está o maior causador de dores de cabeça de uma empresa.

Principais benefícios do Diagrama de Pareto

Se você ainda não está convencido em adotar o diagrama de pareto, temos uma surpresa: separamos diversos benefícios que esse método traz às empresas, a fim de que você entenda, de uma vez por todas, que esse é um sistema extremamente eficaz.

Por isso, pegue uma caneta e um papel para anotar todas as informações importantes abaixo.

Seleciona os pontos críticos da organização

Em primeiro lugar, ao usar um exemplo de diagrama de pareto em sua empresa, você consegue enxergar melhor os pontos críticos da organização. Ou seja, o produto ou lugar, que está trazendo prejuízos ao seu negócio fica mais explícito.

Facilita a organização dos dados

Além disso, usar um sistema de gráficos, que levantam os pontos negativos e que são problemas para o empresário ajuda na organização de dados. Agora, além de saber quais são os lucros do seu negócio, é possível também analisar o que está dando dor de cabeça.

Auxilia na tomada de decisão

Esse, sem dúvidas, é um dos pontos mais benéficos para você, empresário! O diagrama de pareto é um mediador de novas decisões. Por meio dos resultados apresentados por ele é possível traçar um novo planejamento e até mesmo metas para a empresa.

Resolva problemas de forma eficiente

Com os resultados que essa estratégia apresenta, torna-se mais fácil encontrar soluções para os problemas do negócio. Antes, o empresário nem mesmo conseguia identificar onde estava o infortúnio, mas agora ele vê abertamente essa questão e ainda consegue tomar medidas em cima disso.

Permite utilizar recursos da melhor forma

Por fim, já que o gráfico apresenta não somente um problema, mas vários que uma empresa pode ter, vemos que o recurso é aproveitado da melhor forma para que o seu negócio esteja cada vez mais no caminho para o sucesso.

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Saiba como construir um Diagrama de Pareto – Passo a Passo

Sim, sabemos que após essa explosão de informações, você ficou alucinado para aprender sobre esse método. Por isso, não precisa pesquisar sobre “diagrama de pareto como fazer”, pois vamos ensiná-lo agora!

Mantenha sua caneta e caderno por perto, pois as próximas informações são fundamentais.

Defina o objetivo

Em primeiro lugar, para elaborar esse gráfico é necessário traçar um objetivo. Se você quer saber, por exemplo, qual produto de seu portfólio está trazendo prejuízo, coloque somente esses componentes. Jamais fuja dessa linha de raciocínio, pois pode levar ao resultado errado.

Faça a coleta de dados

O diagrama de pareto precisa de dados! Por isso, antes de jogar números, faça uma coleta e confira se está tudo certo. Utilizar estatísticas imprecisas pode levar, novamente, a um resultado errado.

 Estabeleça uma categorização

Como falamos no primeiro ponto, é extremamente importante definir um objetivo. Porém, além disso, é preciso que esse alinhamento tenha também uma categorização, pois diferentes nichos não podem entrar nesse gráfico. Sem isso, a resposta é imprecisa.

Crie as barras de ocorrências

O gráfico é semelhante a qualquer outro, porém os registros são a diferença nesse esquema. Nunca deixe de colocar a ação e benefício para que as barras estejam bem delimitadas e que você consiga enxergar onde está o problema.

Crie um gráfico de linha com porcentagens

Outro nome que se dá ao diagrama de pareto é relacionado à expressão 80/20. Isso faz referência ao gráfico de porcentagens e qual estatística está mais alta – referindo-se ao problema. Portanto, é fundamental colocar esse dado para que você consiga enxergar as respostas de maneira mais eficaz.

Realize a análise dos dados

Para encerrar, junte a sua equipe que trabalha com planejamento e realize uma análise dos dados. Mesmo que esse sistema seja descomplicado é fundamental ter uma pessoa entendida do assunto coordenando a interpretação.

Conclusão

Por fim, entendemos que o diagrama de pareto é um gráfico fundamental dentro das empresas. O objetivo dele é apresentar os possíveis problemas dentro de um negócio, sem que o empresário fique supondo essas questões.

Agora, aproveite para conhecer os indicadores de desempenho que você precisa acompanhar na sua empresa e não perca os negócios de controle!