Fluxo de Caixa

Fluxo de Caixa

Ao iniciar um negócio, o empresário logo descobre que tão importante quanto ter um bom produto ou conseguir alto volume de clientes é manter a saúde financeira da empresa estável. Porém nem sempre o empreendedor iniciante consegue fazer isso, seja por desconhecimento ou falta de uma boa orientação, por isso vamos listar os cinco erros que a sua empresa não pode cometer ao organizar um fluxo de caixa.

1 – Misturar as contas pessoais com as despesas da empresa

Esse é um dos erros mais comuns entre os empreendedores iniciantes e que faz sangrar o fluxo de caixa de qualquer negócio. Portanto para evitar que isso aconteça, duas medidas básicas devem ser tomadas:

  • A primeira é determinar um valor fixo de pró-labore para todos os sócios do negócio. Essa remuneração pode variar de acordo com a participação de cada um na empresa ou ser igual para todos.
  • A segunda coisa que o empreendedor deve fazer é ter contas bancárias separadas. Assim fica claro o que é dinheiro da família e o que é recurso da empresa.

2 – Não manter um acompanhamento diário do fluxo de caixa.

Ainda assim outro erro que a sua empresa não pode cometer ao organizar um fluxo de caixa é deixar para depois a atualização das informações financeiras. Isso porque atualizações mensais ou semanais podem deixar escapar elementos importantes para a saúde financeira do negócio.

Muitos empreendedores iniciantes que, por escolha ou necessidade, tocam suas empresas sozinhos devido ao corre-corre, deixam de fazer os lançamentos financeiros diários e acabam se complicando ou deixando passar alguns valores. Tome cuidado.

3 – Não saber os custos reais dos produtos

O terceiro erro é não saber calcular e precificar corretamente os produtos. Fazer isso pode resultar num dano irreversível para o seu negócio.

Para que isso não ocorra, o empresário deve ter claro informações como os custos de aquisição, transporte e armazenamento, impostos etc. Se você não tem essas informações claras, é provável que o fluxo de caixa da sua empresa já esteja comprometido.

4 – Não ter controle sobre o capital de giro no fluxo de caixa.

Então outro erro que muitos empreendedores iniciantes cometem é contabilizar, no fluxo de caixa, valores que ainda não são da empresa. Assim utilizar como referência, por exemplo, o valor total de vendas parceladas.

Portanto ao contabilizar esse tipo de venda, deve-se levar em consideração, para o fluxo de caixa, o valor da parcela que cairá naquele mês e não o total da venda. Fazendo isso, com certeza, a sua empresa se tornará mais saudável financeiramente.

5 – Usar informações imprecisas no fluxo da caixa.

Estimar lucros e vendas com base em palpites ou informações imprecisas, assim como fazer projeções. Sem levar em consideração as sazonalidades do mercado são erros fatais para qualquer empresa, por isso é importante que o empreendedor busque ajuda de profissionais que possam ajudá-lo a evitar esses erros.

Leituras complementares:

As orientações foram úteis para você? Saiba que podemos ajudá-lo a definir melhor o seu caminho. Recomendo também a leitura de mais dois materiais que irão auxiliar no entendimento deste contexto:

  1. Como aumentar a produtividade, entenda como aumentar a produtividade de sua empresa através de 5 passos iniciais. Você pode acessar ele aqui neste link: PRODUTIVIDADE
  2. O Valor da Consultoria, neste material explicamos como funciona o processo de capitalização de conhecimento dos consultores que tem uma visão externa do mercado e como isto pode ser usado para auxiliar a sua empresa. Você pode acessar este material através deste link: Consultoria Empresarial

Oferecemos soluções personalizadas em consultoria e assessoria empresarial, entre em contato e descubra como podemos aumentar a produtividade de sua empresa. Curta nossa página no LinkedIN e fique por dentro de todos os novos materiais que disponibilizamos.

Sobre a MIIDAS

Consultoria Empresarial Curitiba

A MIIDAS Consultoria Empresarial, localizada em Curitiba – PR, se propõe a transformar a estratégia de nossos clientes em resultados, possibilitando que seus negócios prosperem. Isto é feito a partir de consultoria focada em gestão, estratégia e operações aliado à um pensamento digital.

Atuamos nas principais atividades de agregação de valor do cliente, através de consultoria e assessoria empresarial observando sempre quesitos de gestão, desenvolvimento de estratégias e sua efetiva implementação na operação.

Atuamos em todos os estados do Sul e Sudeste do país com empresas de médio e grande porte incluindo os setores de:

  • Indústrias: Máquinas e Equipamentos, Autopeças, Móveis, Têxtil, Química e etc.
  • Serviços: Clínicas Odontológicas, Médica, Hotel, Escritório Direito, RH
  • Comércio: Varejo, Material de Construção, B2B
  • Tecnologia: Aceleradora de Start-up, Soluções Microsoft

Conte com o conhecimento de uma consultoria empresarial para transformar os resultados da sua empresa. Saiba mais em: www.miidas.com.br