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Gestão de Qualidade: o que é, princípios e como funciona [Guia]

A gestão de qualidade é uma ciência que visa trazer otimizações para uma empresa, sendo que ela é baseada na análise de satisfação dos clientes. Por meio dessa estratégia é possível mudar a imagem de um negócio e torná-lo apresentável para os consumidores.

A gestão de qualidade é uma maneira que as empresas encontraram de usar o seu planejamento para melhorar o desempenho empresarial e, consequentemente, a satisfação do cliente. Independentemente do setor, essa estratégia é fundamental. Afinal, um caminho de otimizações precisa ser traçado para que um negócio evolua.

Por isso, neste artigo, separamos as principais informações sobre gestão de qualidade. Nele, discutimos o que ela é e a sua importância dentro de qualquer empresa. 

Para você que ficou interessado, continue aqui e acompanhe! Boa leitura.

Entenda o que é gestão da qualidade e qual o seu foco

Como já dizia Lewis Carroll em Alice no País das Maravilhas: “se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. Fazendo uma alusão à gestão de qualidade, se o empresário não entregar um planejamento coeso, que dê resultados expressivos aos consumidores, todo o serviço é feito em vão.

Podemos dizer, então, que a gestão de qualidade nas empresas é uma maneira de traçar um percurso, a fim de otimizar os serviços internos e entregar produtos de qualidade aos consumidores dessa empresa.

Sem isso, o empresário segue qualquer caminho sem colocar em pauta melhorias e avanços para o seu negócio. Essa atitude pode ocasionar não somente um problema de insatisfação com os clientes, mas também falta de organização entre as equipes internas.

Saiba como e quando surgiu a gestão da qualidade

O setor que cuida disso não surgiu em vão. Nenhum planejamento, por mais que as metas sejam pautadas em ganhos, segue somente o lucro da empresa. É preciso uma equipe preparada para lidar com os consumidores e o que eles estão em busca.

A construção dessa persona não pode ser feita por qualquer um. Por isso surgiu a equipe de gestão de qualidade. Por meio desses colaboradores, é possível desenhar o perfil dos consumidores, além de definir a busca que os mesmos fazem.

Com isso, podemos dizer que um funcionário que trabalha com esse serviço é responsável pela otimização de uma empresa, tendo como base a resposta dos clientes em relação aos produtos ofertados.

Gestão da qualidade: entenda as vantagens para a gestão empresarial

Agora que discorremos sobre a gestão de qualidade conceito, precisamos tratar também sobre as vantagens que essa atividade traz a uma empresa. Certamente você entendeu qual a função da equipe, mas precisa entender os benefícios dela.

Imagine que você entregue seus produtos por delivery, mas o número de reclamações seja muito grande. Por meio da análise dessas opiniões, o time consegue reverter o cenário de seu negócio e fazer a melhoria buscada pelos clientes.

Ou seja, as vantagens são voltadas principalmente para otimização do serviço. Caso você precise de mudança em algum setor, a gestão irá estudar e resolver o seu problema. 

Conheça os princípios da gestão da qualidade

Antes que você forme uma equipe de gestão de qualidade, é de suma importância saber quais são os princípios que essa atividade deve seguir para entregar otimização de produtos à clientela.

Por isso, separamos aqui os principais quesitos que qualquer colaborador do time precisa ter no momento de realizar as mudanças.

Foco na satisfação do cliente

Em primeiro lugar, a gestão de qualidade precisa colocar a satisfação do cliente em foco (como já pautamos diversas vezes). Mesmo que existam outros afazeres, como desenvolvimento de novos produtos e lançamentos sazonais, o consumidor precisa vir antes de tudo.

Se o mesmo não estiver satisfeito com o produto comercializado, consequentemente qualquer outro serviço será bombardeado de críticas. Faça, então, uma auditoria e veja se os clientes realmente estão satisfeitos com o que a empresa oferece.

Incentivo a uma liderança proativa

Logo após, é de suma importância que dentro de uma equipe que lida com esses processos exista o incentivo de liderança proativa. Essa atitude é fundamental, pois as otimizações dependem da busca por melhorias e não somente da venda de um produto.

Ou seja, mantenha sempre um líder que incentive todos os funcionários e que auxilie nesse processo.

Busca pela melhoria contínua

Gestão de qualidade é, sem dúvidas, sinônimo de melhoria contínua. O principal foco desse setor é otimizar a entrega para os consumidores, buscando sempre aprimorar os seus produtos e levar satisfação aos compradores.

Por isso, é essencial que dentro de qualquer equipe exista a busca por crescimento e melhoria contínua (até mesmo entre os funcionários). Essa é a chave principal para um time coeso, que traz resultados expressivos e está em constante evolução.

Decisões baseadas em indicadores

Não pense que tudo isso é feito de maneira abstrata! Qualquer ciência é baseada em pesquisas e nos resultados que esses indicadores apresentam.

Portanto, no momento de indicar uma estratégia para o time de gestão de qualidade, coloque sempre os dados apresentados em primeiro lugar antes de realizar qualquer aplicação de estratégia.

Busca por uma correta gestão de fornecedores

A relação entre gestão de qualidade precisa estar alinhada, prioritariamente, à gestão de fornecedores. Mesmo que eles desempenhem funções distintas, ambos dependem um dos outros para levar satisfação ao cliente.

Imagine que você faça um planejamento em sua equipe, mas que a outra siga passos totalmente diferentes. Isso não pode acontecer entre esses dois setores, pois a falta de alinhamento gera insatisfação entre os consumidores.

Visão sistêmica – conhecimento dos processos

Nenhum funcionário, em hipótese alguma, pode adentrar a equipe sem ter uma visão sistêmica sobre a elaboração de estratégias de gestão de qualidade total.

O conhecimento sobre essa área de trabalho é fundamental para que haja resultados expressivos dentro de uma empresa e para que não fuja do espectro que o time precisa. Sem isso, a aplicação em melhorias se torna inviável.

Envolver os colaboradores na estratégia

Por último, mas não menos importante, cabe não só aos funcionários aderir todos esses princípios, mas também ao empresário, de entreter os colaboradores e envolvê-los em todos os processos da empresa.

Agir como um líder é a principal função que ele deve desenvolver para a aplicação de uma estratégia que traga bons frutos. Sem isso, tudo não passará de um gasto desnecessário.

Conclusão

Entendemos até aqui, então, que a gestão de qualidade é a principal atividade desempenhada para melhorias dentro de uma empresa. A equipe precisa trazer otimizações com base na satisfação dos consumidores.

Para você que ficou interessado no assunto e quer saber mais sobre gestão de empresas e afins, continue aqui e navegue pelo nosso blog! 

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