Matriz BCG: saiba o que é, vantagens e como aplicar

Matriz BCG

A Matriz BCG é uma estratégia voltada para análise de portfólio e investimentos de uma empresa. Por meio dela é possível descobrir quais produtos estão trazendo lucros ou prejuízos ao empresário, podendo descartá-lo mediante comprovação.

No mercado brasileiro e mundial existem inúmeras estratégias de investimentos e de controle de portfólio para organizar uma empresa. Contudo, uma técnica que cresce cada vez mais e demonstra resultados expressivos é a Matriz BCG, um planejamento que utiliza elementos didáticos como forma de representar a posição que o seu produto se encontra no mercado.

Você, empresário, sabe o que é esse método e como aplicá-lo na sua empresa? Neste artigo, discutiremos tudo sobre Matriz BCG falando sobre para que ela serve, a divisão de seus quadrantes e exemplos didáticos para que todos entendam, de uma vez por todas, como utilizar esse planejamento.

Para você que ficou interessado, continue por aqui e acompanhe! Boa leitura.

Entenda o que é a matriz BCG e para que serve

Em primeiro lugar precisamos entender como surgiu a Matriz BCG. Na década de 1970, o consultor Bruce Henderson criou esse método como uma forma de organizar os investimentos e o portfólio da empresa que trabalhava, Boston Consulting Group. Com isso, a técnica tomou espaço no mercado e foi intitulada com as iniciais da empresa, formando o nome BCG.

Mas, o que é esse método? Pense que a sua empresa possui em seu portfólio 5 produtos. Alguns deles estão trazendo prejuízos, enquanto outros trazem lucros. Esse quadrante, como é desenhado, auxilia no entendimento sobre qual serviço está sendo prejudicial e qual deve ter mais investimentos.

Muitas vezes os empresários não conseguem enxergar essa falha e continuam com o produto que está desequilibrando até mesmo as contas. Por isso, podemos dizer que essa técnica serve para auxiliar as estratégias internas, a fim de entregar produtos mais coesos com o mercado e que tragam resultados.

matriz bcg

Vantagens e desvantagens de utilizar a Matriz BCG

Essa estratégia, como qualquer outra, possui vantagens e desvantagens. Para você que está em busca de uma Matriz BCG pronta, tome cuidado, pois isso pode ser prejudicial a sua empresa.

Entenda que as vantagens desse sistema estão principalmente na organização de seu portfólio. Muitas vezes oferecemos produtos, que achamos serem bons para o mercado, mas que apenas estão trazendo prejuízos.

Em contrapartida, essa análise não é precisa logo de início. Ou seja, você precisa utilizá-la durante um tempo até conseguir um resultado real sobre os seus serviços diante o mercado.

Entenda como funciona a matriz BCG

Agora que entendemos toda a parte teórica sobre a Matriz BCG, precisamos entender, de vez, como funciona esse sistema dentro de uma empresa (seja ela de pequeno, médio ou grande porte).

Por isso, pegue uma caneta de um papel para anotar todas as informações a seguir, para que você não se perca e entenda tudo que é necessário para montar essa estratégia.

Classificação dos quadrantes da matriz BCG

O planejamento criado por Bruce Henderson começa a partir do desenvolvimento de um quadrante. A parte vertical representa a taxa de crescimento do mercado, enquanto a horizontal representa a taxa de participação no mercado.

Porém, não são somente esses dados que dão o resultado certo, os quadrantes possuem nomes e especificações para que você se encaixe. Ou seja, antes de procurar “Matriz BCG como fazer”, acompanhe as próximas etapas.

Ponto de interrogação

O ponto de interrogação é aquele produto que possui muitos investimentos por parte da empresa, mas que ainda não trouxe números suficientes para dar um resultado coeso. Podemos dizer, então, que ainda não existem dados concisos para esse serviço.

Estrela

Em contrapartida, a estrela, como o próprio nome sugere, é um dos produtos mais produzidos pelo seu portfólio e que mais traz lucros para a sua empresa. Mas, precisamos salientar que isso exige, também, uma alta nos investimentos.  

Vaca leiteira

A vaca leiteira é uma excelente analogia da Matriz BCG. Esse é um produto que traz muitos lucros para o empresário, sem grandes investimentos. Podemos dizer que esse é um serviço orgânico de seu portfólio e um dos mais desejados.

Abacaxis

Por último, os abacaxis são aqueles produtos que estão em seu portfólio com constante investimento, mas trazem poucos lucros (e às vezes até muitos prejuízos). Por isso, é indicado que ele seja retirado da lista de serviço para melhorar o desempenho da empresa.

matriz bcg

Saiba como aplicar a Matriz BCG ao produto da empresa

Agora que você entendeu como funciona a análise de seu portfólio e dos investimentos de sua empresa a partir da Matriz BCG, você precisa entender como funciona a aplicação desse método.

É importante salientar que tudo varia de acordo com o negócio e você, empresário, precisa adaptar as seguintes dicas de acordo com a sua empresa.

Liste todos os produtos

O primeiro passo para elaborar uma Matriz BCG exemplos é listando os produtos que você oferece no seu negócio. Por isso, tenha em mãos todos eles para que passem pelo quadrante e seja realizada uma auditoria sobre a sua importância dentro da empresa.

Desenhe o gráfico cartesiano

Não pense que esse método é um simples rascunho! Para saber se realmente os números estão baixos ou altos é necessário realizar um gráfico cartesiano em cima do quadrante. Por isso, tenha ao seu lado um colaborador especialista nesse tipo de serviço.

Classifique seus produtos

Os produtos precisam estar em grupos para passar por essa avaliação. O resultado de vendas de uma bebida alcóolica, por exemplo, nunca será o mesmo que um brinquedo infantil. Portanto, separe por nichos.

Estabeleça planos de ação

Ao fim, a sua Matriz BCG, ao estar completamente elaborada, ela precisa vir com planos de ação. Somente essa atitude vai mudar os resultados negativos que o método apresentou e colocar a sua empresa em um caminho de projetos de sucesso.

Conclusão

Para encerrar nossa discussão, resumimos esse método em uma análise de sucesso para os empresários. A Matriz BCG é uma estratégia bastante buscada e que deve ter a sua atenção para melhorar os resultados de sua empresa.

Para você que curtiu o assunto e quer saber mais sobre estratégias empresariais e temas afins, continue em nosso blog e acompanhe os nossos serviços!