O que é BSC? Saiba como funciona e conheça suas vantagens

o que é BSC

As estratégias empresariais são o braço direito para que um negócio cresça no mercado e que alce voos realmente seguros. A gestão de indicadores precisa fazer parte deste meio para que não somente o monitoramento de setores financeiros esteja nos planos, como também outros. Por isso, neste artigo vamos falar sobre o que é BSC!

Se você é empresário ou responsável pela gestão de indicadores de um negócio, entenda com a gente o que é BSC, além de como ele funciona dentro de uma empresa e as vantagens de utilizá-lo. De bônus, mostraremos a importância dessa metodologia para um negócio, tendo em vista a necessidade de organização e planejamento.

Se você ficou interessado no assunto, continue aqui e acompanhe! Boa leitura. 

Afinal, o que é BSC?

Sim, você deve estar se perguntando o que é essa sigla e o porquê de investir nela para uma empresa. As iniciais BSC remetem ao inglês Balanced Scorecard e traduzimos, de forma subjetiva, para Indicadores de Balanço e Desempenho.

Este nome faz referência a um modelo de estratégia um pouco diferente: quando tratamos sobre indicadores de desempenho, muitas vezes focamos apenas na parte financeira da empresa. Com isso, nem sempre os resultados são positivos, já que cuidamos apenas de uma parte do problema.

Quando você perguntar sobre “o que é BSC”, então, mostraremos que é uma gestão estratégica, que monitora os indicadores de desempenho de todas as áreas de uma empresa, seja administrativa, financeira ou até mesmo logística. Todas elas fazem parte de um compêndio e unem-se para formar um negócio saudável no mercado. 

Aproveite e conheça também a estratégia de Kanban.

Entenda como funciona o BSC

Mas, afinal, como essa gestão estratégica funciona? Sim, sabemos que é fácil explicar o que é BSC, mas compreender como ela se dá dentro de uma empresa e como é necessário aplicá-la é outro jogo.

Por isso, separamos aqui 4 processos que fazem parte dessa metodologia, que podem ajudá-lo a entender melhor como funciona o BSC. Veja quais são: 

Perspectiva financeira

Em primeiro lugar, para que os indicadores de desempenho de uma empresa comecem a apontar resultados positivos é preciso que os responsáveis monitorem como está a perspectiva financeira do negócio. 

Mas, não basta somente fazer o gerenciamento interno deste setor, é necessário também entender como a empresa se mostra para os acionistas e ver como eles enxergam o seu negócio: é promissor ou não? Vale a pena investir economicamente?

Perspectiva de mercado

Além disso, é primordial que haja um acompanhamento constante sobre a perspectiva do mercado em relação ao cenário atual e também em detrimento do gerenciamento de risco, já que qualquer negócio pode passar por momentos inoportunos e precisar de um plano B na manga.

Para isso, analise também como o mercado enxerga a sua empresa e se ela está com uma boa imagem para os consumidores e demais empresários. 

Perspectiva dos processos internos

Já em relação aos processos internos, quando pensamos o que é BSC não podemos deixar de lado como resposta a otimização de procedimentos realizados dentro de uma empresa. Por isso, é necessário investir na melhoria dos setores de um negócio e no gerenciamento para que todos estejam sempre em dia.

Para isso, busque saber o que os consumidores e acionistas estão em busca e considerem um desenvolvimento de excelência. Com esse conhecimento, torna-se mais fácil estipular uma perspectiva de processos internos. 

Perspectiva do aprendizado e crescimento

Por último, a perspectiva de aprendizado e crescimento é uma maneira de acompanhar os indicadores em relação à visão de futuro de uma empresa e dos investimentos que ela está realizando para apostar em novas habilidades.

Para isso é necessário observar se a empresa realmente está investindo em melhorias e se ela busca crescer em quesitos de desenvolvimento de projetos, maturação para o mercado e gestão financeira. 

Conheça 3 vantagens do BSC

Por isso, então, é primordial entendermos que na hora de procurar sobre o que é BSC, precisamos estar abertos para conceitos que envolvem investimentos em melhorias em diversos nichos. Não basta apenas mudar o setor financeiro-econômico, todos devem passar por um mapeamento de processos.

Listamos aqui, então, 3 vantagens que essa metodologia pode trazer para o seu negócio, que vai fazer você repensar sobre a necessidade de uma gestão estratégica dentro de sua empresa. 

  • Aperfeiçoamento contínuo: as empresas que adotam o BSC apostam nas otimizações em tempo real e sempre presentes, já que essa estratégia monitora todos os setores e aponta os indicadores de desempenho de todas;
  • Visão de planejamento: além disso, o BSC também dá ao empresário uma visão de planejamento para que ele faça não somente o gerenciamento de acordo com o cenário atual, como também tenha noção da gestão de risco;
  • Integração entre indicadores tangíveis e intangíveis: por fim, por meio dessa gestão estratégica é possível acompanhar números que podem mudar e tornarem-se positivos (ou ainda mais positivos) e aqueles que não tem mais como alterar.

Qual a importância do BSC para uma empresa?

Por isso, podemos dizer que o BSC é uma estratégia de gestão que busca otimizar todos os processos de uma empresa colocando em pauta assuntos financeiros-econômicos, logísticos e até mesmo administrativos.

É primordial nessa relação entender os indicadores de desempenho internos do negócio, mas também saber a perspectiva externa sobre a empresa. A imagem que os acionistas, consumidores e demais empresários veem é importante também.

Portanto, sua importância está estritamente ligada ao monitoramento contínuo de uma empresa, a pensar sobre o que acontece dentro dela em relação à números e também sobre como os outros enxergam o negócio no mercado.

Conclusão

Para você que chegou até aqui, vimos mais uma das estratégias de gestão disponíveis no mercado para a sua empresa. O que é BSC e como ele funciona pode salvar o seu negócio de momentos inoportunos e até mesmo elevar os indicadores de desempenho.

Para aplicar essa e outras metodologias, conte com a consultoria empresarial da Miidas! Somos referência no mercado e temos cases de sucesso que farão você se interessar pelas nossas soluções. Para saber mais, clique aqui!