PDCApp - Software de Gestão

Software baseado no ciclo PDCA que permite as organizações desenvolverem os seus mais variados temas com o apoio de uma metodologia reconhecida mundialmente.

Aumente a conectividade de seu time. Indicadores, qualidade, projetos de melhoria tudo na palma da sua mão. 

Com a nossa tecnologia de integração acesse em seu computador, tablet e smartphone. 

Conheça mais!!

Gráfico de GANTT : Como fazer? | O que é? | Vantagens | Planilha de Excel para download | Gráfico de GANTT online

gráfico de gantt

O gráfico de GANTT foi uma revolução e mudou completamente a organização dos projetos facilitando o planejamento das atividades através de um modelo de organização e representação gráfica. O planejamento, por mais que pareça algo básico nos dias de hoje, já foi um desafio no século passado.

Você já ouviu falar sobre essa ferramenta? Hoje vamos entender essa metodologia! Este artigo aborda tudo sobre o gráfico de GANTT, incluindo como esse mapeamento de processos impacta nos projetos, modelos de planilhas em Excel, conceitos e referências.

Ficou interessado no assunto? Continue aqui e acompanhe! Boa leitura. Aproveite este post para baixar nossa planilha de gráfico de gantt excel e conhecer a ferramenta de gráfico de gantt online, inscreva-se para obter 30 dias de uso gratuitos.

História do gráfico de GANTT

O gráfico de GANTT possui uma história antiga em nossa sociedade. A sua primeira versão, que não a utilizamos mais, foi criada em 1890 pelo polonês Karol Adamiecki. Naquela época não havia este nome e muitas outras estratégias utilizadas por esse modelo de gerenciamento.

Porém, em 1910, o administrador Henry Gantt aproveitou os conhecimentos de Adamiecki e criou o modelo que usamos até hoje. Mesmo que seja antigo e tenha mais de um século, essa versão de gerenciamento de empresas ainda é adequada para os dias de hoje e auxilia muitos negócios.

Como criar o gráfico de GANNT

O que é o gráfico de GANTT?

Mas, afinal, o que ela é? Imagine que você tenha uma tarefa para ser realizada dentro de sua empresa. Para isso existem vários passos a serem tomados, até que o serviço seja concluído. O gráfico de GANTT é isto: a forma como você cria cada sub tarefa e otimiza o trabalho para que ele seja mais produtivo e eficiente.

O gráfico de GANTT é dividido em dois eixos que abrigam as atividades a serem realizadas (vertical) e as datas e tempos de execução das mesmas (horizontal). Com esta organização você consegue analisar de modo gráfico a sequência das atividades, sua realização bem como o seu prazo individual.

Esta ferramenta de gestão possibilita que a equipe tenha uma visão global das atividades e entenda como a relação delas impacta no resultado global. O acompanhamento fica muito simples e facilitado. Veja abaixo um exemplo de Gráfico de Gantt.

Gráfico de Gantt
Exemplo de Gráfico de Gantt do PDCApp

Como o gráfico de GANTT impacta os projetos?

Mesmo que pareça um processo simples e comum, um planejamento conciso, que faça a descrição de funções e que realmente otimize a organização de uma empresa é difícil de acontecer.

Quem nunca teve dor de cabeça, por exemplo, esperando que outra pessoa terminasse a sua tarefa para que você começasse a sua? Essa é uma estratégia que faz parte do gráfico de GANTT e que se fosse bem planejada, não iria acontecer.

Por isso, se você está pensando em adotar esta metodologia, é preciso entender quais são as vantagens dela até mesmo para saber se está funcionando ou não.

Em conclusão o gráfico de Gantt impacta na visão critica dos projetos permitindo a equipe de gestão entender o caminho critico das atividades. A visão estruturada também permite o acompanhamento e controle dos recursos utilizados no projeto.

Vantagens do Gráfico de Gantt

1 – Aumento da Produtividade

Com o controle individual das atividades do gráfico de Gantt fica mais fácil fazer o seguimento das tarefas e assegurar que tudo que foi planejado foi realmente realizado. Com a visão analítica as atividades criticas podem ser identificadas para que o grupo mantenha atenção a sua realização.

2 – Visão Analítica das Tarefas

Em vez de trabalhar com um pacote único de tarefas o gráfico de GANTT utiliza a estratégia de fracionamento das atividades. Assim a equipe tem uma visão mais detalhada do esforço que envolve o projeto. Permitindo entender os caminhos críticos e ações que podem atrasar o processo todo. A gestão das atividades e da própria equipe fica facilitada.

3 – Responsabilidades

Para cada tarefa um responsável é atribuído fazendo com que as pessoas possam identificar suas atividades dentro da lista geral de tarefas do gráfico de gantt. Com o uso de softwares, como o PDCApp, é possível fazer filtros rápidos e criar listas personalizadas de tarefas.

4 – Controle da realização

Com o controle de realização das atividades a equipe envolvida nas tarefas pode entender o quanto já evoluiu dentro do seu planejamento de atividades. Fica fácil também entender qual o esforço necessário para que o projeto seja finalizado.

5 – Visão em KANBAN

Para facilitar a gestão das tarefas é possível, para os usuários do PDCApp, transformar um gráfico de GANTT em uma lista de cards em formato de KANBAN de ações. Esta estratégia permite que a equipe utilize a visão em KANBAN para fazer uma gestão mais personalizada incluindo 5W2H, anotações e evidências da realização das tarefas.

Exemplo de gráfico de GANTT transformado em Kanban de Ações – PDCApp

Como fazer o gráfico de GANTT?

1 – Liste materiais e atividades

Para iniciar o planejamento é necessário conhecermos as atividades e recursos que serão necessários para sua execução. Sendo assim o Gráfico de Gantt começa com uma lista de atividades que focam em um objetivo comum como por exemplo:

  • Prazo de entrega de um produto.
  • Quantidade produzida em uma determinada máquina.
  • Índice de conformidade em uma determinada auditoria.

Transforme o objetivo geral em subtarefas ou pacotes, e oa pacotes em tarefas diretas criando um hierarquia para o projeto.

2 – Identifique a relação entre materiais e atividades no eixo vertical

Já que estamos tratando de um gráfico é primordial desenhá-lo num eixo vertical. Essa montagem permite que o colaborador subentenda a lista de importância da atividade e acompanhe quem vem antes e depois dele.

Os materiais também precisam ser listados neste eixo, uma vez que alguns são mais importantes que outros e precisam ser usados somente em algumas etapas.

Gráfico de GANTT

3 – Defina os responsáveis e prazos no eixo horizontal

Contudo em relação ao eixo horizontal é primordial que seja preenchido com os responsáveis pelas atividades e pelos prazos que eles terão para cumprir as tarefas. Isto permite que todo o planejamento seja bem delimitado, que haja uma melhor comunicação corporativa. Em suma permite que os participantes:

  • Entendam o que é necessário ser feito.
  • Qual o estado de execução de cada ação.
  • Quais ações ele é responsável.
  • Qual o prazo para entrega de suas ações.
  • A visão completa do cronograma.

Esse passo a passo deve ser repetido para todos os compromissos da empresa, principalmente quando elas relacionam diferentes colaboradores e precisam de uma maior organização.

4 – Documente e salve o seu gráfico

Por fim, é fundamental documentar o gráfico de GANTT em um formato digital, planilha em Excel (veja abaixo nosso modelo) ou software integrada a rede. O arquivo deve ser salvo em um servidor(para que ele não se perca com o tempo). Assim todos podem acessar e atualizar as informações.

Gráfico de GANTT simplificado com o PDCApp

Para as empresas que procuram por um desempenho maior aumentando a facilidade com que seu times realizam suas atividades MIIDAS consultoria dispõe de um software de PDCA com gestor de gráfico de GANTT.

Gráfico de Gantt – PDCApp

Sendo assim, com o PDCApp é possível realizar todo o ciclo do PDCA de forma rápida e simples, sincronizando todos os dados em uma solução única multisistema (IOS, ANDROID, WEB, TEAMS). Com o PDCApp é possível realizar o planejamento por meio de uma ferramenta de qualidade. Que permite a integração digital entre os times e organiza todos os processos internos de uma empresa.

Gráfico de GANTT em Excel – Planilha para download.

Planilha gráfico de gantt excel

Antes de mais nada, eu utilizo uma planilha para montar gráfico de GANTT em Excel, se quiser uma cópia baixe nosso modelo no link. Assim também é possível criar e gerenciar projetos de forma simples e rápida. A princípio esta solução não tem a integração de um software como o PDCApp, mas para projetos simples e de menor porte é funcional.

Quando utilizar esta planilha de gráfico de gantt excel leia antes a aba com instruções nela você irá encontrar as regras de como a planilha funciona e como deve ser preenchida para que não perca as configurações que preparamos.

Baixe aqui a planilha de gráfico de GANTT em Excel.

Gerenciamento semanal da rotina

gerenciamento de rotina
Planilha de Gerenciamento Semanal de Rotina

Para organizar e gerenciar atividades semanais de rotina de sua equipe baixe a planilha de gerenciamento semanal de rotina. Com ela a é possível listar as atividades mais importantes da semana organizando sua rotina. Recomendo que ela fique em algum lugar a vista de todos. Dessa forma é possível que o time todo acompanhe a sua execução.

Quando for usar leia antes a aba com instruções que indicam como a planilha funciona e como deve ser preenchida para que não perca as configurações que foram formatadas.

Baixe aqui a planilha de gerenciamento semanal de rotina.

Fale com nossos Consultores

Você que chegou até aqui, então vamos falar um pouco sobre a MIIDAS, somos uma empresa especializada em consultoria empresarial e oferecemos também um software PDCA, que faz a gestão inteligente de seu negócio integrando os colaboradores com suas metas e objetivos.

Se você ficou interessado, fale com nossos Consultores.!

Por fim, entendemos que o gráfico de GANTT é uma estratégia antiga na administração de empresas, mas que ainda funciona muito bem nas organizações dos negócios. Se você curtiu o assunto, aproveite para navegar em nosso blog e leia muito mais!

| Autor |

Fale com um Consultor - Reunião Inicial Gratuita

Gostaria de aplicar estas e outras metodologias em seu negócio? Entre em contato conosco pelo botão abaixo. Através dele é possível agendar uma reunião de diagnóstico com nossos especialistas. Clicando nele você poderá selecionar “Consultoria Inicial Gratuita” e agendar uma data e um horário para falarmos.

* VIDEO CONFERÊNCIA GRATUITA COM UM CONSULTOR *

Consultorias e Serviços

Oferta

Programa de gerenciamento através da metodologia OKR voltado a pequenas e médias empresas que procuram implementar metas as suas equipes.…

R$1,150.00

Oferta

Mapeamento de Processos é uma metodologia gráfica de representação dos processos de uma empresa. Assim como uma mapa representa locais…

R$1,150.00

Oferta

O plano de negócios é um documento que define como sua empresa funcionará, traçando os objetivos e quais passos devem…

R$2,000.00

Oferta

O serviço de consultoria financeira online atende as necessidades financeiras da empresa. Através da organização e analise dos dados financeiros…

R$1,150.00

Oferta

Planeje sua estratégia entendendo as oportunidades, forças e fraquezas dos seus ambientes externo e interno. Trace metas de longo prazo…

R$1,150.00

Oferta

Desenvolvemos o seu projeto de Identidade Visual completo incluindo os itens descritos abaixo: 5 opções de logotipo ara que você…

R$2,250.00